Conheça "Esperança" um poema em forma de jogo e é brasileiro

Enviado por DoctorWho_nsm, em

No último SBGames fomos apresentados a Esperança, um jogo brasileiro que transborda poesia em um conto de fadas com visual incrível.

Assim como Child of Light, a trama do game é apresentada em forma de poema, narrada aqui pela artista plastica Andreza Nazareth, que deu um toque mágico ao game e ilustrada com efeitos de perspectiva forçada e em algumas cenas efeitos de papelão que lembram Little Big Planet ou Paper Mario, o que permite a imersão do jogador na história de Esperança, a protagonista do jogo.

O foco do jogo é a simplicidade na criação de um belíssimo conto de fadas. Não foram usadas texturas ou modelos com zilhões de polígonos, muito pelo contrário o game foi feito sobre modelos simples utilizando as técnicas de low-poly (baixa contagem de polígonos) e trabalhos de coloração e shaders, possibilitando enriquecer as cenas com vários modelos, iluminação, efeitos de pós-processamento de câmera, animação e áudio sem perder a qualidade.

A história

Foram liberados dois vídeos no SBGames, no primeiro temos um pouco da história do jogo na cutscence de introdução. A introdução conta como dois reinos entraram em conflito e acabaram devastados pela guerra. A protagonista Esperança deve agora vagar pelos reinos em uma aventura de ares épicos, em um reino onde construções e corações foram arrasados pela guerra, no papel de unica esperança de salvação dos dois reinos devastados e divididos.

Confira o vídeo da introdução:

O jogo é dividido em 6 fases (da Cidade do Sul ao Reino Cristalino e finalmente De Volta para Casa) e a maior parte dos estágios possui narrativa em atos. Cada fase tem cerca de 1 km de comprimento, com duração aproximada de 5 min para completá-las, cerca de de 40 min de jogo em speed rush.

Um jogo em construção do PUC-Minas

O jogo foi feito por estudantes da PUC-Minas que atualmente é a única universidade do país a ter um curso em jogos digitais com a nota máxima no MEC, além de ter recebido prêmios por jogos como Solidão e Wells nos últimos simpósios brasileiros de games e o prêmio da Unity como 4º melhor curso no mundo usando Unity Mobile Android.

O jogo foi orientado pelos professores Marcelo Nery e Daniel Lima e realizado pelos estudantes Pedro Henrique Lima e Thomaz Nardelli (modelagem) e Victor Albernor (programação) além dos próprios professores que tambem colocaram a mão na massa no design, programação, modelagem e level design.

Esta tarde tive um bate papo agradável com o professor Nery e segundo ele o jogo foi feito em apenas um mes pelo grupo de estudantes. Infelizmente não há previsão de transformar Esperança em um jogo comercial, mas ele o jogo será lapidado e se o resultado agradar será inscrito em festivais de jogos independentes (brasileiros e internacionais) e a porta está sempre aberta caso a recepção do jogo seja boa.

Falamos bastante e não apresentamos o gameplay do jogo, então confiram ai:

Veja Também:
Star Citizen terá acesso gratuito a partir de hoje até 15 de fevereiro
Ubisoft afirma que ficou decepcionada com as vendas de Assassin's Creed Nexus
Silent Hill: The Short Message roda em 4K nativo no PS5, porém com muitas quedas de FPS
Ubisoft confirma que Assassin's Creed Red será lançado antes de Março de 2025
Doki Doki Literature Club Plus! e Lost Castle estão disponíveis gratuitamente para PC
A Ascensão do Ronin ganha novos detalhes sobre travessia e missões do mundo aberto