Compra da GVT pela Telefónica é autorizada pela Anatel

Enviado por rodrigoaf, em

Nesta última segunda-feira (22/12) a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) revelou que o pedido para comprar a GVT, realizado pela Telefónica, foi aprovado. As negociações começaram em agosto deste ano, e como é de costume, antes de serem finalizadas, precisavam apesar pela aprovação da agência reguladora.

O negócio foi fechado em cerca de US$ 22 bilhões, de todo esse dinheiro, US$ 13 bilhões são em ações da Telecom Italia e da própria Telefónica. Porém, ao finalizar a negociação, a Anatel requisitou a saída da rede espanhola da Telecom Italia, a companhia tem 18 meses para finalizar a parceria.

Atualmente a Telefónica já detém a Vivo no Brasil, então se continuasse com as ações da Telecom Italia, a rede de telecomunicações iria tomar poder de duas grandes operadoras no mesmo país, sem contar com a aquisição da GVT. A agência reguladora não permitiu que a Telefónica continuasse com tudo ao mesmo tempo, por isso decidiu requisitar a quebra de parceria entre a Telecom Italia.

Na negociação fechada com a Vivendi, detentora da GVT, a rede francesa pode escolher ficar com parte das ações da Telecom Italia, já que esse foi parte do pagamento da Telefónica. Porém, a companhia também pode apenas ficar com dinheiro, e vender as ações que vieram no pacote.

A Anatel revelou que, apesar das companhias serem rivais no Brasil, não foi encontrado nenhum impedimento que faria a agência reguladora não aprovar o acordo. A mudança provavelmente ocorrerá nos próximos meses, em 2015 a rede espanhola deve começar a aplicar mudanças na GVT.

Veja Também:
Update de Fallout 4 é bugado e decepcionante, afirma Digital Foundry
Novo Tomb Raider pode apresentar mundo aberto ambientado na Índia
Xbox começará a intensificar o marketing de Hellblade 2 na semana que vem
"A decisão é da Sony e não nossa", comenta estúdio de Helldivers 2 sobre vinculação obrigatória de contas
Helldivers 2 foi o lançamento com a maior receita de 2024 até agora
Gray Zone Warfare, novo FPS tático ao estilo Escape from Tarkov, alcança 500 mil cópias vendidas