Cadeia de lojas remove GTA 5 das prateleiras por violência contra as mulheres

Enviado por Ukthena, em

A imagem que está a ser usada para promover a petição.

Por força de uma petição que reuniu em apenas alguns dias mais de 40 mil assinaturas, a cadeia Target da Austrália, que conta com mais de 300 lojas espalhadas pelo país, anunciou que decidiu parar de vender cópias de Grand Theft Auto 5.

A petição foi iniciada por três mulheres que no passado trabalharam na área da prostituição e apontam o dedo à Rockstar por ter criado um jogo que "encoraja os jogadores a assassinar mulheres por entretenimento".

"O incentivo é cometer violência sexual contra as mulheres, depois abusar delas e matá-las para receber pontos de saúde," descreve a petição contra o jogo.

"Vivemos em primeira mão este tipo de violência sexual. Assombra-nos, e estamos a tentar reconstruir as nossas vidas desde então. Saber que as mulheres estão a ser retratadas como merecendo ser sexualmente abusadas pelos homens e potencialmente mortas por desporto e prazer, ver esta violência que vivemos a ser transformada numa forma de entretenimento é doentio e causa-nos grande dor e dano", escreveu o trio de mulheres.

A cadeia de lojas respondeu à petição com um comunicado enviado hoje, onde diz que esteve em contato com vários consumidores e houve uma preocupação significativa quanto aos conteúdos do jogo, o que resultou na decisão de parar a venda de Grand Theft Auto 5.

A Target acrescenta que também houve pessoas a apoiar a venda do jogo, mas ultimamente, a cadeia de lojas acredita que a decisão tomada está de acordo com a visão da maioria dos seus consumidores.

Entretanto, já surgiu uma petição a pedir liberdade criativa para os produtores de videogames, mas ainda só conta com 198 assinaturas neste momento.

Os jogos Grand Theft Auto sempre foram controversos e não é a primeira vez que surgem acusações deste género contra a Rockstar. Não podemos negar que há violência envolvida, mas em nenhum ponto do jogo os jogadores são instruídos a matar por mulheres por diversão ou a recorrer a serviços sexuais. É possível fazê-lo, mas é uma decisão que cabe ao jogador.

O comunicado enviada pelas lojas Target.

Veja Também:
Executivos afirmam que a indústria de jogos não cresceu o bastante para acomodar os atuais orçamentos
PocketPair revela quais foram os Pals favoritos dos jogadores
CEO da Larian afirma que decisão de se afastar de Baldur's Gate não foi por negociações da IP
24% dos funcionários do mercado de jogos estão considerando deixar a indústria
SERUM, novo jogo de sobrevivência, ganha trailer
Soulframe, novo jogo dos criadores de Warframe, ganha trailer mostrando seu combate