Shadows of Mordor mostra novamente o poder do underhype e acaba com a atenção de Destiny

Enviado por Frocharocha, em

Hoje pode marcar o Dia do Desinstalando o Grande Hype de Destiny. Com o lançamento de Middle Earth: Shadows of Mordor com impressionantes 8.5 em reviews mundiais. E em retorno muitos fãs que viram as reviews decidiram realizar pré-vendas para ter todo o tempo do mundo.

Parece haver uma formula magica para games que tem pouca fanbase dedicada e são quase invisíveis nas noticias. Esse foi o caso de Wolfestein: The New Order que junto com Shadows of Mordor se mostram pares de games que excedem a expectativa das pessoas, diferente do trio Titanfall, Watch Dogs e Destiny.

Titanfall foi vendido com a promessa de se tornar o novo Halo 2, com uma nova temática multiplayer e gameplay inovador. Mas se mostrou nada mais que um outro game genérico de tiro entupido de promessas adotando ideias de outros títulos com Call of Duty. O game no entanto criou uma rio de dinheiro.

Então veio Watch Dogs, o novo game de sandbox da Ubisoft, que mal conseguiu viver comparado ao seu filme de trailer editado, enredo e gameplay clichê que se resumia a explodir luzes, atirar em coisas e roubar carros. Apesar de ser pouco inovativo novamente vendeu horrores.

E chegamos a Destiny ,que se tornou o assunto do mês passado, e muitos dos que se desconectaram do game e dos que aceitaram suas promessas provavelmente vem do fato de que muitos fãs não viram o prometido ser cumprido. Estamos falando de um universo rico ,personagens memoráveis, combate diversos e etc.

Todos estes games tem algo em comum: Falha nas expectativas. Claro, Destiny é um game massivo comparado com outros, e mesmo assim o super marketing dos desenvolvedores prometeu muito mais, quase que uma matrix em forma de vídeo-game. É um fenômeno estranho ver pessoas gastando centenas de horas o game e dizerem que estão desapontadas.

Mas e com Mordor? Ninguém prometeu o que trouxe. Todo mundo sabe que games licenciados tem péssima fama, mas o game acabou pro se surpreender. Como analizado em diversas reviews e visto na Enterteniment.TV nos comentários de Aron Morales:

"Shadows of Mordor apesar de ter seus problemas e estar longe de um game perfeito, é uma tremendo game, com história envolvente um vasto mundo open-world e fiel a história de Senhor dos Aneís". O mais incrível é que Shadows of Mordor se tornou um dos maiores lançamentos até agora, talvez este seja a formula para o sucesso: Menos mentiras e mais verdades. Ou menos marketing."

Provavelmente muito disto é problemas no cache do filme. É claro que Mordor não teve o marketing supremo de Destiny ou Watch Dogs, mas também mostra que também não custou tanto como os mesmos. As vezes você consegue pegar games no meio do nada como o reboot de Tomb Raider, que nem teve um hype muito sério, mas mesmo gastando montanhas em marketings e dezenas de milhões em vendas não deixou de ser um sucesso.

O fato é que apreciação a games é mais que pessoas pensam. Jogados no vacúo, Destiny, Watch Dogs e Titanfall estão longe de serem games ruins, mas o fato de terem sido jogados na câmara do echo por anos antes de seu lançamento acabaram por tendo fanbases muito dedicadas que ficaram desapontadas com o produto final. As produtoras devem procurar novas estratégias se não quiserem sofrer do mesmo.

Veja Também:
Resident Evil 9 pode ser ambientado em uma ilha no mar do sudeste asiático
Criador de Dreams acredita que foi um erro o jogo não contar com multiplayer e versão para PC
Hades II já está disponível no PC em acesso antecipado; Veja o preço e requisitos de sistema
Vislumbre a primeira imagem de David Corenswet como Superman
PS5 Pro deve oferecer 45% de performance extra, afirma Digital Foundry
Baldur's Gate III pode ser lançado no iPad Pro e iPhone Pro em 2025