Recorde mundial: processador da DARPA atinge 1 Terahertz

Enviado por davidgbf, em

Pesquisadores da DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency - Agência de Projetos de Pesquisa Avançada em Defesa) acabaram de bater o recorde mundial de computação com um circuito integrado de estado sólido, que coloca o poder de um supercomputador em apenas um chip. Se você acha que seu six-core de 3,9 GHz é uma maravilha, saiba que este único chip é mais de 250 vezes mais rápido, alcançando a casa do 1 THz (Terahertz), ou seja, 1 trilhão de ciclos por segundo.

O chip, apelidado de Terahertz Monolithic Integrated Circuit (TMI), é um trabalho da Northrop Grumman como parte do programa Terahertz Electronics da DARPA. A velocidade esmagadora do TMI não pode ser substimada: o recorde anterior, de 2012, era de 850 GHz (uma diferença de 150 bilhões de ciclos por segundo!).

De acordo com Dev Palmer, gerente de programa da DARPA, o projeto é forte o suficiente para aplicações do mundo real:

"Esse avanço pode levar a tecnologias revolucionárias, como sistemas de segurança de alta definição, melhores sistemas de radar anti-colisão, redes de comunicação muitas vezes mais rápidas que as atuais e espectrômetros que possam detectar potenciais produtos químicos perigosos ou explosivos com uma sensibilidade muito maior."

Entretando não há nenhuma palava sobre onde ou quando a tecnologia fará sus primeira aparição, mas não espere que seja em breve.

Fontes:

DARPA

Gizmodo

Veja Também:
Análise | Helldivers 2
Discussão | O que achou de Granblue Fantasy: Relink?
Helldivers 2 bate o recorde de jogadores de Halo Infinite no Steam
Rumor | Contraband pode chegar ainda este ano e Fable em 2025
Performance de Payday 3 ficou muito abaixo da expectativa do estúdio
Deu ruim! Confira as notas iniciais de Skull and Bones