Com o Xbox One não sendo exatamente bem-sucedido no Japão no momento, alguns estão se perguntando por que a Microsoft continua tentando vender seus consoles, o Chefe de Divisão Phil Spencer explicou exatamente isso em uma entrevista ao The Inner Circle Podcast.
Há uma pequena quantidade de desenvolvedoras de console acontecendo no Japão agora ... não há uma tonelada. Você tem, obviamente, Capcom, Sega ... Você tem algumas das grandes editoras, e estamos fazendo, obviamente, Scalebound com Platinum e Platinum é um grande estúdio japonês, mas eu me lembro 15 anos atrás, quando eu fui para Tóquio, e havia toneladas de desenvolvedores de consoles no Japão ... simplesmente não há como muitos como costumava haver.
Ele continuou explicando que a Microsoft já está em negociações com desenvolvedores locais para fazer algo a mais no Japão:
Eu estou aprendendo com estúdios japoneses disse ele. Nós não somos a plataforma mais forte no Japão, mas manter os relacionamentos com os estúdios e editoras é realmente importante, e se podemos ajudar trazendo grande conteúdo japonês para o planeta, que é uma coisa boa.
Spencer também mencionou que era divertido trabalhar em Blue Dragon e Lost Odyssey, e enquanto eles são investimentos que não necessariamente pagar em quantas unidades o jogo que você vende, ele pensa sobre a marca que eles podem fazer. Trabalhando com grandes estúdios japoneses é algo que ele quer fazer parte e ele sente que é um importante jogo global porque os estúdios japoneses tem algo único a trazer para os jogadores de todo o mundo.