"Para a lua, Alice!" Ralph gritou pela centésima vez a sua esposa,que lentamente, ironicamente balançou a cabeça. Mas desta vez, ele não estava brincando. Ele a entregou o Oculus Rift . "Coloque-on, baby", ele disse, "Nós estamos indo para a lua!"
A ideia de usar o Oculus Rift para explorar virtualmente a lua está realmente enraizado em uma missão para reclamar o Lunar XPrize Google , uma competição entre as equipes privadas para pousar um robô na Lua, poderá move-lo de 1 a 500 metros em qualquer direção , e enviar vídeo de alta definição. Este robô especial, criado por cientistas da Universidade Carnegie Mellon em conjunto com Astrobotic Tecnologia, tem a intenção de levar essa idéia um passo adiante, permitindo que as pessoas interajam diretamente com a câmera do robô através do headset VR.
É um compromisso técnico monumental que se estende as capacidades do Oculus Rift em algumas formas inesperadas. Uma dificuldade foi simplesmente que o software não foi projetado para receber dois fluxos de vídeo simultaneamente, o que tornou o projeto uma "non-stop",o líder de equipe Daniel Shafrir disse à BBC, que o Lag também será um fator: Demora um pouco menos de três segundos para que um sinal chegue à lua e volte, e toda a pirataria no mundo não vai mudar isso.
Ainda assim, Shafrir, o designer Ben Boesel de Mojo Game Studios , e Slippery Rock University Planetarium Diretor Dan Arnett foram capazes de completar a demonstração com sucesso do robô aqui na Terra no mês passado. Sharfrir disse que o objetivo final é ter "centenas de robôs na Lua," todos acessíveis pelo público em geral. Por enquanto, o plano é fazer com que o primeiro robô vá para a Lua em uma SpaceX Falcon 9 até o final de 2015, que é quando a competição Google Lunax XPrize (e seus 20000000 dólares do grande prêmio) chegam ao fim.