GeForce GTX 980M e 970M: a distância entre GPUs de notebooks e desktops está diminuindo

Enviado por Cristianogremista, em

Quando a Nvidia apresenta novas GPUs para desktops, não demora muito tempo até que as variantes para notebooks sejam lançadas. Mas há um problema: devido ao espaço limitado e a baixa potência das fontes dos portáteis, as GPUs costumam apresentar desempenho significativamente inferior às equivalentes para desktops. A Nvidia quer mudar isso com as novas GeForce GTX 980 e 970, com arquitetura Maxwell.

De acordo com a Nvidia, a GeForce GTX 980M para notebooks entrega algo em torno de 75% do desempenho de uma GeForce GTX 980, voltada para desktops. É um avanço importante se você considerar as gerações anteriores: a GTX 680M (nona geração) possuía 60% do poder de uma GTX 680, enquanto a antiga GTX 480M (oitava geração) tinha apenas 40% da performance de uma GTX 480.

A ilustração da Nvidia, que compara o desempenho relativo entre chips de notebooks e desktops das arquiteturas Fermi, Kepler e Maxwell, nos dá uma ideia da melhoria:

No caso da GeForce GTX 980M, para quem gosta de números, estamos falando de um monstrinho com 1.536 núcleos CUDA trabalhando a 1.038 MHz e 4 GB ou 8 GB de memória GDDR5 de 5 GHz (256 bits). Mais modesta, a GeForce GTX 970M funcionará com 3 GB ou 6 GB de memória GDDR5 de 5 GHz (192 bits) e 1.280 núcleos CUDA de 924 MHz.

É possível fazer coisas como jogar Battlefield 4 em 1080p no Ultra com uma média de 66 fps na GeForce GTX 980M. E sim, roda Crysis: em Crysis 3, com os gráficos no Very High e anti-aliasing em 4xMSAA, a GPU chega a 36 fps. Esses números indicam que você também poderá jogar em uma tela Quad HD, de 2560×1440 pixels, com os gráficos no máximo e uma taxa de frames bastante satisfatória.

Como ainda estamos falando de GPUs para notebooks, elas suportam uma tecnologia que a Nvidia chama de BatteryBoost: quando você estiver longe da tomada, o driver poderá limitar automaticamente o jogo em 30 ou 60 fps para economizar energia. Dessa forma, a experiência ainda será boa - mas sua bateria não irá para o saco em poucos minutos.

As novas GPUs da Nvidia estarão inicialmente nos laptops mais caros da Gigabyte, Asus e MSI nos Estados Unidos. Os preços para o Brasil não foram anunciados, mas esteja certo de que você precisará desembolsar um bom dinheiro se quiser um notebook com vídeo poderoso - as GeForce GTX 980 e 970 para desktops chegaram ao país há algumas semanas por R$ 2.249 e 1.599, respectivamente.

Veja Também:
Série Fallout alcança mais de 65 milhões de visualizações
Shattered Space, primeira expansão de Starfield, chega no final do ano
Todd Howard provoca projeto relacionado com Fallout que ele ainda não pode revelar
InZoi, o novo concorrente de The Sims com gráficos realistas, revela novo vídeo de gameplay
Gray Zone Warfare, jogo de tiro em primeira pessoa tático e realista, chega amanhã no Steam em acesso antecipado
Libere o fazendeiro dentro de você no Steam Farming Fest