Cientistas criam tecnologia com laser que pode aumentar velocidade da Internet

Enviado por Cristianogremista, em

Recentemente, pesquisadores alemães e ingleses divulgaram a criação de uma nova tecnologia que pode ter um impacto positivo na Internet. Eles desenvolveram um laser super-rápido, que aumenta consideravelmente a velocidade de transmissão de dados.

A velocidade do equipamento não está na luz em si, mas na quantidade de vezes que ele consegue piscar, afetando a transmissão de informações.

"Se você pode ligar e desligar o laser muito rápido, mais informações são transportadas em um determinado período de tempo", explicou o cientista alemão da Universidade Friedrich Schiller, Carsten Ronning.

O diferencial desse laser é que o nanotubo feito de óxido de zinco utilizado para criar a emissão é colocado em prata em vez de no vidro. Por meio de uma técnica especial para colocar a luz em um espaço muito menor do que o normal, o laser sai extremamente fino, com um milésimo do diâmetro de um fio de cabelo. Assim, ele é capaz de produzir 1 trilhão de pulsos por segundo, muito acima do que se tem hoje.

A novidade provavelmente não será aplicada a roteadores domésticos, mas pode ter um impacto significativo na velocidade dos data centers e da banda larga.

A tecnologia ainda está na fase inicial e deve demorar alguns anos até que comece a fazer diferença na vida real.

Veja Também:
The Last of Us Part II pode ser o próximo jogo da Sony chegando no PC
Frostpunk 2 chega dia 25 de Julho ao PC - Confira o novo trailer
Unknown 9: Awakening, novo jogo da Bandai, ganha primeiro gameplay
Final Fantasy XIV ganha data de lançamento no Xbox Series
S.T.A.L.K.E.R. Trilogy já está disponível para PS4 e Xbox One
Kunitsu-Gami: Path of the Goddess, novo jogo da Capcom, ganha gameplay