Brasil tem 35% do mercado de jogos digitais da América Latina, aponta estudo

Enviado por warwad, em

Foi divulgado, no começo de outubro, um estudo pela empresa Superdata que aponta alguns dados interessantes do mercado latino-americano de jogos digitais (aqui são considerados apenas jogos vendidos digitalmente). Entre os números mais relevantes, a pesquisa mostra que o Brasil detém 35% da receita de jogos digitais da América Latina e é o maior mercado da região. Logo atrás vem o México, com 22%, e Argentina, com 15%.

Avaliado em US$ 4,5 bilhões, o mercado de jogos digitais é um dos que mais cresce na região. Trocando em miúdos, o Brasil deve gerar até o final de 2014 cerca de US$ 1,5 bilhão com jogos digitais. Em 2013, segundo estudo da Superdata, o Brasil havia faturado US$ 1,3 bilhão na mesma área.

De onde vem o crescimento?

Segundo a pesquisa da Superdata, os bons números brasileiros têm como base uma maior acessibilidade a smartphones (possibilitando um crescimento de receita com jogos Mobile e Social). Um outro fator para o crescimento - que, ao mesmo tempo, é algo negativo - é a alta taxa de impostos que aumentam os preços de consoles e PCs no País, que acaba abrindo ainda mais espaço para jogos de celular e sociais no Brasil.

De acordo com o estudo, jogos mobile e sociais tiveram um crescimento de 25% e 35% respectivamente neste ano em relação a 2013. No mesmo período, jogos Free-to-play e títulos para PC registraram ambos um crescimento de 15%, e consoles tiveram um aumento de 14%. Enquanto isso, MMOs baseados em assinatura tiveram uma queda de 11%.

Enquanto jogos sociais registram quedas pesadas nos Estados Unidos, no Brasil a categoria segue de vento em popa:

Brasil

2013 - 47,9%

2014 - 34,6%

2015 - 13,4%

Estados Unidos

2013 - 20,8%

2014 - 7,3%

2015 - 5,9%

Já na sessão de MMOs free-to-play no Brasil, os MOBAs quase dobraram sua participação no mercado este ano em relação a 2013. No ano passado o gênero possuía 12% do mercado, já em 2014 o número vai para 23%. De acordo com o estudo, servidores e jogos localizados nacionalmente, além de facilidade nas formas de pagamento são os principais responsáveis pelo crescimento.

Veja Também:
Estúdio de Stellar Blade explica a razão pela qual a protagonista possui um corpo atraente
Nova pista reforça os rumores de que o Xbox se tornará multiplataforma
Nova atualização para Alan Wake II corrige os travamentos no Xbox Series
Top Japão | Persona 3 Reload estreia como o jogo mais vendido
Vendas de Armored Core VI: Fires of Rubicon superaram as expectativas da Kadokawa
The Last of Us Part II Remastered foi o segundo jogo mais vendido do Reino Unido em janeiro