Cientistas acham vapor d'água em planeta do tamanho de Netuno

Enviado por Anônimo, em

Um grupo internacional de cientistas descobriu vapor d'água na atmosfera de um planeta cerca de quatro vezes maior do que a Terra, localizado fora do Sistema Solar. É a primeira vez que pesquisadores conseguem identificar componentes químicos na atmosfera de um planeta tão pequeno. O estudo foi publicado na edição de ontem da revista Nature.

O trabalho foi liderado pelo astrônomo Drake Deming, da Universidade de Maryland (Estados Unidos), que é especialista no estudo de exoplanetas - como são chamados os que têm órbitas em torno de estrelas fora do Sistema Solar.

O exoplaneta, batizado de HAT P-11b, fica na direção da constelação do Cisne, a cerca de 124 anos-luz da Terra. No estudo, foram usados os telescópios espaciais Hubble, Spitzer e Kepler.

A busca de água em exoplanetas é considerada importante pelos astrônomos porque sua presença, embora não garanta o surgimento da vida, é precondição para sua existência. O exoplaneta HAT P-11b tem aproximadamente o tamanho de Netuno, um manto de gelo e uma atmosfera gasosa.

Veja Também:
Nobody Wants to Die é anunciado para PC, PS5 e Xbox Series
Battlefield 2042 revela sua 7ª temporada: Momento Decisivo
System Shock Remake é anunciado para PlayStation e Xbox
Moon Studio afirma que não teve desentendimento com a Microsoft
As críticas sobre Starfield no Steam são mais uma vez negativas
God of War agora está disponível na loja GOG