Parlamentar britânico quer punição igual a ladrões de itens de games

Enviado por Anônimo, em

Um parlamentar britânico espera que ladrões de itens virtuais em jogos sejam criminalmente punidos como se tivessem roubado um objeto de valor idêntico no "mundo real". A questão é que dentro de jogos online, onde há a interação entre múltiplos jogadores, itens como uma peça de roupa do personagem ou uma arma custam dinheiro real - às vezes muito, muito dinheiro -, e esses podem ser trocados ou comercializados entre os jogadores.

A lógica é: se um item desse vale R$ 1 mil reais e ele foi roubado por um personagem-ladrão, o dono do tal personagem deve responder na justiça pelo roubo de um objeto de R$ 1 mil. Ao menos é o que argumenta o parlamentar conservador Mike Weatherley, que também é o conselheiro do primeiro-ministro David Cameron sobre assuntos de propriedade intelectual. Ele está convencendo alguns ministros a considerarem uma lei para botar os infratores dos games na cadeia.

Acontece que Mike é jogador de World of Warcraft, um popular RPG online no qual é muito comum se comercializar itens. Ele explicou sua tese ao Buzzfeed:

"Se você gasta 500 libras-esterlinas para construir suas forças armadas e alguém as rouba online, eu acho que pode se sentir injustiçado e vai querer as 500 libras de volta", disse. "A percepção de algumas pessoas é de que se você rouba online é um crime menor do que se fosse um roubo físico."

"Se for uma coisa menor, um item de 5 libras, então eu provavelmente não me incomodaria, mas se eu descubro alguém que tenha feito isso com um item mil vezes mais caro, então claramente é um problema", diz. "É uma questão de escala. Se você é um hacker, por assim dizer, e você roubou dinheiro de milhares de contas, então eu acho que este é um problema de roubo como qualquer outro que precisa ser encarado de forma muito séria."

E você, concorda com o parlamentar?

Veja Também: