Phantom Dust não é um jogo bem conhecido. Ele nem sequer teve muito sucesso comercial, quando foi lançado, e o anúncio do remake surpreendeu muitos na E3. Phil Spencer explicou a razão por trás do remake durante uma entrevista na Gamertag Radio.
Spencer começou a entrevista destacando que Phantom Dust é um "jogo mágico". É um daqueles jogos que não atingiram o sucesso comercial, mas que quando você volta a reproduzi-los você percebe que a mecânica do núcleo realmente funcionam.
É por isso que eles pediram que um feedback do criador original, Yukio Futasugi e em seguida eles decidiram "trazer de volta a banda" e fazê-lo.
Spencer também explicou que a implementação de Conker em Project Spark foi decidida através do feedback dos jogadores. Ele recebeu a sugestão de que, uma vez que não pode trazer cada franquia antiga de volta à vida, eles devem deixar a comunidade fazer isso. Ele foi muito claro ao especificar que isso não significa que a Microsoft não vai deixar de fazer um jogo completo de Conker, e se funcionar, isso pode ser feito com outras franquias antigas.
Spencer terminou dizendo que Halo Master Chief Collection, Sunset Overdrive, Forza Horizon 2 e vários jogos indies, como Ori, serão lançados este ano para o Xbox One, uma boa mistura de coisas que as pessoas já viram e outras coisas que as coisas não viram, e é isso que faz com que seja divertido ser um proprietário do Xbox One.