Campeonato Mundial de DOTA 2 atinge premiação de 20 milhões de reais e pode ser ainda maior.
Campeonato Mundial de DOTA 2 em questão, é o The International 4
A Valve possibilitou que os jogadores contribuíssem com o valor do torneio por meio da compra de um item chamado "Compêndio", 25% do valor de cada Compêndio vai para a premiação do torneio, assim cada compra do "Compêndio" aumenta a premiação e a premiação não para de crescer.
Para os jogadores que compraram "Compêndio", fica liberado novos conteúdos para os jogadores, como itens exclusivos, modos, músicas e bônus de pontos.
Com times convidados de todo o mundo e qualificatórias em todos os continentes entre os times não convidados, as 2 melhores equipes de cada continente, irão viajar para Seattle e disputar o Mundial junto com os outras equipes convidadas no Seattle Key Arena.
Seattle Key Arena
A atual premiação em dólares se encontra em:
US$ 8,930,000 em dólares
Usando a taxa de câmbio do dia 05/06/2014 do Banco Central do Brasil, vamos ter:
R$: 20.261.277,00 de reais
Mais de 20 milhões de reais
A tendência é que o valor mínimo da premiação chegue até 10 milhões de dólares, e o máximo chegue até 13 milhões de dólares até o dia do campeonato
Se caso chegue a 13.250.000 milhões de dólares, o valor em reais chegaria a 30 milhões de Reais.
Supondo que o Compêndio fosse 50% para a premiação, em vez do atual 25%, teríamos uma premiação superior a 21 milhões de dólares e se convertido em reais, seria quase 50 milhões de reais.
Olhando para a matemática por trás do dinheiro arrecadado até agora, podemos ver que já estamos em uma média diária de US$ 279.636 dólares. Mais de 500 mil reais por dia.
Se a média for 25.000/dia, o prêmio irá atingir US$ 9,9 milhões de dólares
Se a média for 50.000/dia, o prêmio vai atingir US$ 11 milhões de dólares
Se a média for 75.000/dia, o prêmio irá atingir US$ 12,1 milhões de dólares
Se a média for 100K/dia, nós estamos olhando para US$ 13,2 milhões de dólares
A cada ano, The International conseguiu ter a maior premiação da história do e-sport e consequentemente o maior prêmio do e-sport daquele ano, The International 4 de 2014, não será diferente.
A liberação dos itens Immortal foi capaz de fornecer um enorme aumento da premiação e ainda existem muitas metas que ainda serão entregue aos proprietários do Compêndio.
Todos os itens immortal que foram o principal responsável pelo enorme aumento da premiação, todos os itens immortal tem efeitos especiais e ícones das magias diferentes.
Em nenhum momento o aumento médio diário da premiação caiu abaixo do dobro do que é exigido agora para bater a meta de US$ 10.000.000 de dólares.
A próxima pergunta que deve estar se perguntando é como é que vamos dividir 10 milhões dólares entre os 16 times.
Somando a premiação de todos os torneios dos seguintes jogos abaixo, para comparar com a premiação do The International 4, para mostrar a grandiosidade e o impacto de sua premiação e como isso pode mudar o futuro do e-sports:
Se a premiação do The International 4, chegar a 12 milhões de dólares, já vai superar a premiação de todos os torneios já realizados de League of Legends e de outros jogos.
League of Legends
293 Torneios
Premiação total dos torneios: US$ 11,671,817.18 de dólares
StarCraft II
1385 Torneios
Premiação total dos torneios: US$ 11,191,953.98 de dólares
Counter Strike
422 Torneios
Premiação total dos torneios: US$ 9,809,841.38 de dólares
O dados foram obtidos do site esportsearnings.com/
Para efeito de comparação que não falta dinheiro para o e-sports:
A Riot obteve de lucro do League of Legends no ano de 2013, foi mais de 624 milhões de dólares, é mais de R$ 1,4 bilhão de reais, em número exatos:
US$ 624.000.000,00 de dólares
R$: 1.400.000.000,00 de reais
A Valve no ano de 2013, obteve de lucro no DOTA 2, cerca de 80 milhões de dólares, a valve organizar um campeonato com uma premiação maior que todos os torneios juntos que suas concorrentes (RIOT e BLIZZARD) e com uma estrutura local infinitamente superior.
Não falta dinheiro para a concorrência (RIOT e BLIZZARD) investir ainda mais no e-sport e na premiação dos torneios, falta vontade.
The international não só muda a história do e-sports a cada ano, seja pela sua estrutura ou pela sua premiação, mas também a história da vida dos jogadores, o filme sobre a realidade que vive os jogadores profissionais do DOTA 2 e a passagem de cada um no The Internacional, o filme já foi assistido por mais de 6 milhões de pessoas de todas as partes do mundo, você poderá baixar pela steam e assistir com legendas em português ou pode assistir agora mesmo, segue o filme abaixo com legendas:
É um documentário que vale a pena assistir do começo ao fim
Gráfico da evolução da premiação do The International 4 em tempo real, com a distribuição do prêmio de cada colocado na classificação, baseado no The Internacional do ano passado:
http://dota2.cyborgmatt.com/prizetracker/international2014
Também há boas notícias para o que vem depois do The Internacional 4
O herói que já está ocorrendo rework desde o ano passado, é Shadow Fiend, abaixo como o herói irá ficar:
Próximo herói a ser lançado depois do The Internacional ou até antes, é Techies
Boas notícias para os jogadores que esperam que após o The International seja liberado oficialmente os custom mapas.
Mapas CUSTOM "MOD" já estão funcionando e a fila é sempre superior a 100.000 jogadores, só falta a VALVE lançar oficialmente mapas custom in game que possivelmente será depois do The International 4, mas quando será lançado, sem previsão, é a mesma ideia de mapas custom "MOD" como no WarCraft 3.