Quando se trata de jogos de PC, existe uma guerra não tão sutil que está sendo travada pela AMD e a Nvidia pela lealdade continua de seus usuários. O campo de batalha envolve coisas como otimização de drivers e a implementação de recursos proprietários, softwares e ferramentas para dar a cada fabricante de placas de vídeo uma vantagem competitiva.
Watch Dogs da Ubisoft é o mais recente título de PC que tira vantagem do GameWorks da Nvidia, uma robusta coleção de ferramentas que permite que os desenvolvedores de jogos produzam uma experiência visual que simboliza o slogan da Nvidia: "O jeito que que deve ser jogado." Os desenvolvedores licenciam essas tecnologias da Nvidia como o TXAA e o ShadowWorks para oferecer uma ampla gama de melhorias gráficas para coisas como fumaça, iluminação e texturas. Os engenheiros da Nvidia normalmente trabalham junto com os desenvolvedores para melhorar a execução do seu código final.
Exemplos recentes de títulos da Nvidia GameWorks incluem Batman: Arkham Origins, Assassin's Creed IV: Black Flag e o tão aguardado Watch Dogs.
Como você está suspeitando pelo titulo, o GameWorks da Nvidia é uma boa noticia apenas para a Nvidia, os seus parceiros de desenvolvimento e os usuários de sua GPU. Isso é algo lógico e serve uma fatia considerável do mercado. De acordo com Robert Hallock da AMD, essa é uma terrível noticia para o ecossistema de jogos para o PC em geral.
Mas espere, é lógico que a AMD estaria irritada com o concorrente ter uma vantagem quando se trata de fidelidade e recursos gráficos certo? Hallock explica que o principal problema é mais profundo:
Assim, um estúdio parceiro como a Ubisoft pode sugerir ou escrever melhorias para a biblioteca da GameWorks, mas a AMD não está permitida ver essas mudanças ou sugerir algo.
Acredito que não há nada de errado com uma companhia escolher esconder as chaves que talvez liberem uma vantagem para os competidores. A AMD está aborrecida porque eles adotam uma abordagem oposta.
Eu acredito que Hallock não está mentindo. A tecnologia FreeSync da AMD tem como objetivo melhorar a relação de trabalho entre o monitor e a GPU por usar as especificações do Adaptive Sync, o qual em breve será padrão em todos os monitores com DisplayPort. A solução da Nvidia, o G-Sync, é proprietário e envolve hardwares personalizados colocados em monitores padrões. O Mantle da AMD, uma API de baixo nível, não exige a arquitetura GCN para funcionar. A AMD diz que irá funcionar igualmente nas placas de vídeo da Nvidia. A companhia claramente suporta o desenvolvimento de códigos abertos.
Com tudo isso especificado, vamos falar especificamente de Watch Dogs. O jogo tem sido testado em uma variedade de novas placas de vídeo da AMD e Nvidia, e o resultado foi fascinante e frustante ao mesmo tempo. É evidente que Watch Dogs foi otimizado para o hardware da Nvidia, mas é impressionante o quão mal otimizado está para o hardware da AMD. Eu garanto que quando o jogo ser lançado, uma multidão de jogadores chateados irão culpar a AMD pelo desempenho baixo.
Perguntamos a Robert Hallock especificamente sobre isso e ele explicou que eles tiveram "pouco tempo com o título e foram capazes de implementar algumas melhorias no desempenho graças à habilidades dos seus engenheiros de drivers. Analisando com cuidado o desempenho com uma variedade de ferramentas internas os permitiram melhorar a experiência do título, apesar das tentativas deliberadas de ofuscação.
A AMD irá lançar um novo driver para o público essa semana que possui essas melhorias. Infelizmente a conversa com Hallock não terminou de maneira agradável:
O jornalista de tecnologia Joel Hruska da ExtremeTech resumiu porque o GameWorks da Nvidia pode acabar fornecendo uma experiência ruim para os consumidores e um obstáculo potencialmente perigoso ao longo prazo para o desenvolvedores.
Você concordando ou não com essa avaliação, Hruska profetizou com sucesso esse mesmo dia em Dezembro, dizendo:
O que você está vendo no benchmark acima é uma placa de vídeo da AMD que custa $500 (Radeon 290x) lutando para se manter contra uma placa da Nvidia de $300 (GTX 770) usando um dos mais baixos níveis de Anti-Aliasing, já que o TXAA da Nvidia não está disponível para os usuários da Radeon. E o desempenho reduz em conformidade. Ambas as placas testadas são placas de referências e o sistema é um Intel Core i7 4770k com 16GB de 1866MHz RAM rodando no Windows 8.1, com os últimos drivers de ambas as placas.
Para colocar ainda mais em perspectiva, a placa 290x da AMD possui desempenho 51% melhor que a 770 da Nvidia em um dos títulos mais exigentes do mercado, Metro: Last Light, o qual também é um titulo otimizado para a Nvidia. Como seria de esperar, dado os seus respectivos preços, a 290x da AMD pode e deve superar a 770 da Nvidia e competir com a 780Ti na maioria dos títulos.
Ainda existe o fato de que a Unreal Engine 4, a última engine gráfica da Epic, possui o GameWorks da Nvidia em seu núcleo. A versão anterior da Epic, a Unreal Engine 3, foi amplamente adotada e esperamos o mesmo da nova versão, a qual parece impressionante. Se isso irá ou não prejudicar o desempenho de futuros títulos nos hardwares da AMD ainda não sabemos, mas acredito que a preocupação é justificável.