Christian Gaca, jornalista do site Gamereactor, se encontrou com Michael de Plater, designer chefe de Shadow of Mordor, para discutir sobre a frequência de mortes no jogo, o Sistema Nemesis e as similaridades com outros jogos.
Christian admitiu que morreu várias vezes enquanto jogava e embora Plaeter tenha dito que eles não querem que os jogadores morram muito, parece ser uma parte importante do jogo o jogador morrer constantemente.
Normalmente nos jogos a morte é o momento onde você tem que parar e refazer tudo novamente. E nós não queríamos que isso acontecesse. Nós queríamos apresentar uma nova oportunidade e que o jogo continuasse normalmente.
O Sistema Nemesis é uma das características mais originais do jogo e foi projetada para criar infinitas variações na experiência do jogador.
O jogadores irão jogar por muitas e muitas horas e quando eles conseguirem dois, ou três, ou quatro de cincos desses vilões únicos, cada um deles terá desenvolvido sua própria história. Quer dizer, você viu um exemplo em jogar uma hora ou mais, mas quando você estiver jogando por dez horas, ou doze horas ou vinte horas, então essas relações e história que você construiu podem ser bastante surpreendentes.
Muitos tem brincado chamando Middle-Earth: Shadow of Mordor de Assassin's Creed: Mordor e embora Plater reconheça que existem similaridades com outros jogos do gênero, ele acredita que Shadow of Mordor ofereça algo único.
Middle-Earth: Shadow of Mordor será lançado no dia 7 de Outubro para PC, PS3, PS4, Xbox 360, e Xbox One.