Shuhei Yoshida diz que já foi banido do Miiverse duas vezes, comenta sobre a criação de Crash e mais

Enviado por Enigma.pbs, em

Quando está no Japão, Shuhei Yoshida tem a mesma rotina todos os dias. Ele acorda, liga o seu tablet e volta a trabalhar com o feedback dos consumidores através de sua ferramenta de interação favorita: O Twitter. Ele é incrivelmente acessível em mídias sociais. "É o meu tempo pessoal, mas como muita gente twitta para mim, eu acabo fazendo esse serviço quase que oficialmente" diz ele.

Ele é o braço direito do setor de consoles da Sony desde a sua criação, e ajudou a criar franquias como Gran Turismo, Crash Bandicoot, Uncharted e muitas outras.

Ele é dono de dois consoles de cada. Por quê? Assim, ele pode jogar jogos japoneses e norte-americanos a qualquer momento. Ele também diz já foi banido do Miiverse da Nintendo. Duas vezes! Segundo ele "A primeira vez foi porque eu botei a minha conta do Twitter no meu perfil e isso é contra as regras", diz ele. "A segunda vez é porque eu escrevi: "Eu amo PS." Você não pode promover um produto no Miiverse, e eles interpretaram corretamente 'PS' como 'PlayStation' " diz ele com uma risada.

Crash Bandicoot só para os hard-cores?

Se não fosse pela Nintendo, Crash Bandicoot poderia ter sido muito mais difícil de se jogar. Yoshida diz que um dos benefícios de ser novo na cena era que os editores japoneses estavam dispostos a passar sabedoria para Sony. A Nintendo, ou "Mario-house" segundo Yoshida se beneficiou muito usando o feedback de consumidores em testes de jogos em desenvolvimento.

Até esse ponto, Mark Cerny e a equipe de Crash Bandicoot estava fazendo um jogo para jogadores experientes como eles e que era muito difícil para o consumidor ou para as crianças.

Foi então que Mark Cerny resolveu implementar o sistema de testes em Crash Bandicoot. Um de seus produtores contaria cada morte dos jogadores e então enviaria para ele, que iria em seguida, examinar e descobrir onde deveria ser adicionado um novo checkpoint. "Começamos a pensar na dificuldade. Será que os nossos consumidores iriam jogar?"

A formação da Sony Computer Enterteiment

Yoshida diz que tinham muito a aprender com a industria de jogos, mas queria criar algo novo ao mesmo tempo.

"Acreditávamos que um jogo poderia tornar-se entretenimento para todos - e não apenas para as crianças. A razão pela qual a empresa foi nomeada Sony Computer Entertainment em vez de Sony Game Company ou algo assim é porque nós acreditamos que os jogos poderiam ser maiores do que eram."

Quatro anos mais tarde, a SCE tinha a colaboração de todas as principais editoras do Japão. Yoshida explica que o mais interessante era que eles estavam recebendo franquias como Final Fantasy e Dragon Quest no PlayStation.

A entrevista continua e você pode ler (em inglês) clicando na fonte dessa matéria.

Veja Também: