Eclipse total da Lua será visível no Brasil na madrugada de amanhã

Enviado por MorpheusGV, em

Para quem gosta de astronomia, será possível ver no Brasil um eclipse total da Lua. O fenômeno que é chamado de Lua Vermelha ou Lua Sangrenta, poderá ser visto em todo Brasil, mas será melhor percebido na fase final, nas localidades mais a Oeste do país.

A Lua, a Terra e o Sol estarão em perfeito alinhamento, cobrindo a Lua na sombra da Terra.

De acordo com o astrônomo Jair Barroso, pesquisador do Observatório Nacional, explica que o evento vai começar às 3h da madrugada, horário de Brasília, quando a Lua já está no lado poente.

"O pico do eclipse total acontece por volta das 4h45 da madrugada e o final [do fenômenos] não vai ser visto em algumas regiões a Leste, porque o dia vai clarear, como no Rio de Janeiro", diz Barroso.

A duração do eclipse total, enquanto a Lua ficar totalmente imersa na sombra da Terra, será de 78 minutos.

O nosso satélite natural estará entre a estrela Espiga, a mais brilhante da Constelação de Virgem, e o planeta Marte apresentará uma tonalidade avermelhada.

"Os raios do Sol que atingem a atmosfera da Terra serão refratados e atingirão a Lua. A atmosfera, então, retém o azul violeta no nosso espectro e passa a iluminar a Lua com uma coloração alaranjada escura", explica o astrônomo do Observatório Nacional.

As pessoas nas localidades mais a Oeste do continente, como os estados de Mato Grosso e Amazonas e o Chile poderão acompanhar o eclipse até o final, antes de clarear o dia.

As ilhas do Pacífico e a Austrália também terão uma visão privilegiada do fenômeno.

Para Barroso, o desconhecimento sobre o universo é o que desperta essa fascinação pelos eventos astronômicos.

"Apesar de toda tecnologia, de termos conseguido mandar naves para o espaço, conhecemos apenas um pedacinho do que nos cerca. Somos muito pequenos e a astronomia nos permite, a cada dia, uma descoberta nova", conclui o astrônomo.
Veja Também:
Nier R3pent: Square Enix fez possível teaser de um novo jogo
Documentário Hideo Kojima: Connecting Worlds já está disponível no Disney+
Filme live-action de Naruto está em produção com o diretor de Shang-Chi
Age of Mythology Retold chega em 2024 ao PC e Xbox
Filme de Bloodborne ganha supostos detalhes
Miyazaki preferia que o gênero se chamasse Souls-ish em vez de Soulslike