Hackers derrubam sites da Otan em meio à tensão na Crimeia

Enviado por MorpheusGV, em

Hackers derrubaram vários sites públicos da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), disse a aliança neste domingo (16), no que parece ser a mais recente escalada cibernética devido às tensões crescentes sobre a Crimeia.

A porta-voz da aliança ocidental, Oana Lungescu, disse no Twitter que os ciberataques, que começaram na noite de sábado (15), continuaram neste domingo, embora a maioria dos serviços já tenha sido restaurado, agora.

"Isso não impede a nossa capacidade de comandar e controlar nossas tropas. Em momento algum houve qualquer risco para nossas redes confidenciais"

.

O principal site público da Otan que publicou uma declaração do secretário-geral Anders Fogh Rasmussen dizendo que o referendo de domingo sobre o status da Crimeia violaria o direito internacional e não tinha legitimidade, funcionou de forma intermitente.

O chamado ataque DDoS - "negação distribuída de serviço", quando hackers bombardeiam sites com solicitações que fazem com que eles fiquem lentos ou caiam, também atingiu o site de um centro de segurança cibernética, uma afiliada da Otan, na Estônia. A rede de e-mails não-confidenciais da Otan também foi afetada.

Um grupo que se autodenomina "cyber-berkut" disse que o ataque foi realizado por ucranianos patrióticos, irritados com o que eles consideram uma interferência da Otan no seu país.

O especialista em guerras cibernéticas, Jeffrey Carr, descreveu em um blog sobre os ataques, o grupo cyber-berkut, como convicto defensor de Yanukovich e um grupo 'hacktivista' (hackers ativistas) pró-Russia, que está trabalhando contra a independência da Ucrânia.

Lungescu tomou conhecimento da declaração do "grupo de hacktivistas" mas disse que devido às complexidades envolvidas em atribuir os ataques, a OTAN não pretendia especular sobre quem foi o responsável ou seus motivos.

Veja Também:
Street Fighter 6 | Akuma chegará ao jogo no final de maio; Novo gameplay divulgado
Fallout 4: Os mods mais populares no momento são os para remover o novo update
A Microsoft não foi a responsável pelo cancelamento da BlizzCon 2024
Sony supostamente aceitando pedidos de reembolso de Stellar Blade se propaganda enganosa for citada como o motivo
Ubisoft pode ter confirmado o lançamento de Assassin’s Creed Red para 2024
The Smurfs - Dreams é anunciado, novo jogo de plataforma 3D