Durante a GDC 2014, a Crytek falou sobre alguns dados técnicos de Ryse: Son of Rome, o jogo de ação que foi lançado em exclusivo no Xbox One.
Como se sabe os personagens principais do jogo passaram dos 150 mil polígonos iniciais que havia sido prometido pela Crytek antes de lançarem para os 85 mil polígonos.
Esta redução de polígonos permitiu que a taxa de fotogramas por segundo ficasse mais estável.
Apesar de se virem obrigados a reduzir o número de polígonos não deixa de ser impressionante, principalmente se tivermos em conta que as personagens de relevo nos jogos mais detalhados da PS3 e Xbox 360 não ultrapassam os 10 a 20 mil polígonos.
A partir dai foi possível a implementação da técnica de Phisically Based Rendering (utilizado no CryEngone 4), e a técnica de Subsurface Scattering para renderizar uma pele mais realista (incluindo algumas superfícies lisas) e 815 animações relacionadas com o protagonista Marius.
O movimento do cabelo, da roupa e do pelo usado para decorar as armaduras foram também simulados fisicamente.