Durante a GDC deste ano, Emil Persson - Chefe de Pesquisa da Avalanche Studios - falou sobre otimização de baixo nível para ambos os consoles PS4, XboxOne e DX11. Segundo Emil, DX11 sofre de interpoladores e com isso tem um impacto negativo no desempenho. Além disso, um código muito longo tende a aumentar o número de registros que o shader exige (resultando em diminuição da performance).
Emil também deu alguns números sobre os ROPs do PS4 e Xbox One. Ao falar sobre o baixo número de ROPs (quantos pixels podem processar por clock), Emil revelou que uma Radeon HD7970 pode lidar com um formato de caminho de 128 bits. Os consoles PS4 e Xone, no entanto, parecem ser limitados em comparação com GPUs semelhantes ao acima mencionado. O PS4 pode lidar com um formato de 64 bits até atingir o máximo de bandwidth (largura de banda).
Para o Xbox One, um formato de caminho de 64 bits irá alcançar o seu pico que pode resultar em uma série de problemas de desempenho. Os desenvolvedores serão capazes de renderizar seus jogos via a memória DDR3 mais lento, mas iremos ter que adotar um formato de 32 bits para evitar problemas de largura de banda.