Fóssil raro revela como os dinossauros davam à luz

Enviado por fliperama_escudo, em

Um fóssil raro encontrado recentemente revela como os répteis marinhos davam à luz as suas crias, segundo cientistas. O fossilizado Chaohusaurus foi descoberto na provincial central chinesa de Anhui Province e inclui os restos mortais de três crias.

Os animais viveram há 258 milhões de anos e são os mais recentes répteis marinhos da Era Mesozóica. Os especialistas sugerem que através da imagem (que pode ser vista acima) os partos aconteciam em terra, e não no mar.

A descoberta foi publicada na última edição da revista científica PLoS One.

O esqueleto mostra a cauda da mãe réptil posicionada à direita, as suas costelas à esquerda e a pélvis ao centro.

Os crânios de dois embriões são visíveis, um ainda no interior do ventre da mãe e outra a sair da pélvis. Um terceiro esqueleto de uma cria pode ser visto sob a causa da mãe.

Estudos anteriores já haviam revelado que os nascimentos nos répteis aquáticos que não conseguiam colocar os ovos no mar eram comuns em terra, mas os cientistas estavam apreensivos, sem saber como é que o fenómeno se dava.

«Sendo répteis, os seus antecessores viviam em terra. O que aconteceu durante a transição da terra para o mar não está bem esclarecido e os Chaohusauros encerram em si este mistério», segundo Ryosuke Motani, da Universidade da Califórnia, que liderou o estudo.

Veja Também:
Microsoft ficou surpresa com o quão longe foram os rumores, afirma Tom Henderson
Exodus está sendo co-desenvolvido com a Certain Affinity
Banishers: Ghosts of New Eden ganha 16 minutos de gameplay
Confira as notas iniciais que Foamstars vem recebendo
Stellar Blade é atualmente o 2º jogo com maior número de pré-vendas na PSN
Fate/Samurai Remnant ganha sua primeira expansão