Desenvolvedor de Just Cause: "A maioria dos games "AAA" não dá lucro"

Enviado por Turokrj, em

O diretor de criação da Avalanche Studios (Just Cause), Christofer Sundberg, disse em entrevista ao site Gamespot que acredita que games "AAA" (forma como a indústria classifica produções top de linha) não são a melhor forma de negócio no momento e que a maioria dos títulos desse tipo não dá lucro.

Sundberg aponta que a maneira como os desenvolvedores fazem negócio está estagnada: "Os games evoluíram, a tecnologia evoluiu, mas como homens de negócio nós ainda estamos trabalhando como 15 anos atrás".

Para o diretor, as publishers (empresas responsáveis pela publicação de um produto) forçam desenvolvedores a trabalhar em um sistema insalubre, que só traz infelicidade e baixo retorno, fazendo títulos de 5 a 8 horas de duração que raramente dão lucro e que exigem cada vez mais flexibilidade das equipes de produção. Em outras palavras, os desenvolvedores se tornaram escravos das publishers.

Quando perguntado a respeito do jogo Mad Max, atual produção AAA em desenvolvimento pela Avalanche Studios, Sundberg não nega a preocupação em torno dos investimentos astronômicos exigidos pela nova geração de consoles, PS4 e Xbox One.

Pouco tempo atrás, a Capcom, produtora famosa por títulos como Street Fighter e Resident Evil, chegou a revelar que produzir para PS4 e Xbox One sairia entre 8 a 10 vezes mais caro.

Via gamespot

Veja Também:
Votação da BAFTA elege Red Dead Redemption 2 como a melhor sequência de todos os tempos
Tom Henderson revela os requisitos para os jogos receberem o selo de 'PS5 Pro Enhanced'
PS2 chegou a vender 160 milhões de unidades
CD Projekt afirma que não há espaço para microtransações em jogos single-player
Embracer afirma que finalizou sua reestruturação e não irá mais vender estúdios
Xbox ganha tema dinâmico do Blue Dragon