Microsoft pode tornar Kinect opcional para dar mais poder ao Xbox One

Enviado por Turokrj, em

A Microsoft pode estar preparando uma atualização que torna o Xbox One mais poderoso ao eliminar o uso obrigatório do sensor de movimento do Kinect nos jogos. A informação é de uma fonte do site Hot Hardware.

A primeira safra de jogos multi-plataforma da nova geração mostrou que o Xbox One está tendo dificuldades em acompanhar a performance gráfica do PlayStation 4. Em muitos casos, os jogos no console da Microsoft apresentam resolução inferior ao equivalento no PlayStation 4, e em outros, como Tomb Raider: Definitive Edition, a taxa de quadros por segundo no Xbox One chega à metade daquela vista no rival.

Os motivos para a performance inferior do Xbox One são vários e começam pelas próprias configurações de hardware, caso da memória RAM mais lenta - DDR3 no Xbox One e GDDR5 no PlayStation 4 - e das GPUs - enquanto o Xbox One tem uma GPU comparável a uma Radeon HD 7790, o PlayStation 4 tem uma unidade similar à Radeon HD 7870, que é cerca de 50% mais potente, embora a Microsoft tenha subido o "clock" do seu processador gráfico para tentar amenizar a diferença.

Outros problemas estão relacionados a alocação de recursos e otimização de hardware. É sabido que a Microsoft fixou uma reserva de 10% da GPU para as funções do Kinect, sendo 8% para a detecção de movimento e 2% para o processamento de voz - uma quantidade considerável, ainda mais para uma GPU que já estava naturalmente em desvantagem em relação à rival.

Segundo os boatos, a atualização planejada pela Microsoft manteria a função de reconhecimento de voz do Kinect, mas iria liberar os 8% alocados para a detecção de movimento.

Mesmo que a atualização seja confirmada, o Xbox One ainda estará bem atrás do PlayStation 4 em poder de processamento, uma vez que a vantagem da RAM e da GPU no console da Sony supera muito os 8%.

Veja Também:
Discussão | O que você anda jogando ultimamente?
Confira o trailer da quarta temporada de THE BOYS
Marco Legal dos Games é oficialmente sancionado e vira lei
Update de Fallout 4 é bugado e decepcionante, afirma Digital Foundry
Novo Tomb Raider pode apresentar mundo aberto ambientado na Índia
Xbox começará a intensificar o marketing de Hellblade 2 na semana que vem