AMD prepara SOC Kabini (Athlon e Sempron) baseados no soquete FS1b

Enviado por Turokrj, em

A AMD anunciou em outubro deste ano que estava trabalhando no seu novo SoC para Athlon e Sempron de codinome "Kabini-DT", que disponibilizará aos usuários uma opção atualizável bem mais barata​, graças ao seu soquete Fs1b (721 pinos).

O site Sweclockers, informa os primeiros detalhes sobre este futuro SoC, que terá seu lançamento baseados nas marcas Sempron e Athlon, que são produtos mais voltados para a área de trabalho com padrão acessível e os mini-PCs multimídia (HTPCs), o que os torna concorrentes diretos do SoC Intel Pentium e Celeron J Series, os "Valleyview-D" (plataforma Bay Trail-D).

Semelhante aos SOCs Kabini-ULV (dirigidos a notebooks e ultrafinos), o novo SoC Kabini-DT apresentam:

  1. Até 4 núcleos Jaguar. Gráficas Radeon "Graphics Core Next", com 128 processadores de shaders. Controlador de memória DDR3-1600 mono canal.
  2. Chipset A58 FCH "Bolton-LP" (SATA 6G/s e USB 3.0 integrado). TDP de até 25W.

As especificações desses futuros SoC são:

Com esse novo SOC Kabini-DT a AMD procura substituir os velhos microprocessadores Athlon II X2 200 Series "Regor" e os Sempron 100 Series "Sargas" de soquete AM3, e sendo uma ótima alternativa contra os SoCs Pentium e Celeron J Series "Valleyview-D" da Intel, já que oferece maior poder de computação, gráfica (um desempenho mais puro e suporte a API Mantle da AMD), também um melhor controlador de disco (SATA-III vs SATA-II de "Valleyview-D").

Os usuários terão a possibilidade de atualizar o seu equipamento com outros futuros SOCs baseados no soquete Fs1b (lembrando que o "Valleyview-D" é soldada à placa-mãe).

Ressaltando que o Kabini-DT é um SoC (integra CPU + GPU + IMC + Northbridge e Southbridge), Se espera que as placas-mãe compatíveis com esse SOC tenham um preço bem econômico aos bolsos e com um provável suporte aos futuros "Beema-DT" (Beema-ULV é composto de pino a pino totalmente compatível com o Kabini-ULV).

Kabini-DT e as placas-mãe compatíveis com ele serão lançados em março de 2014.

Via sweclockers

Veja Também:
Análise - My Time at Sandrock ( Nintendo Switch )
Sony, junto de uma firma de investimentos, ofereceu $26 bilhões de dólares pela Paramount
Indika ganha trailer de lançamento mostrando as diversas misturas de estilo
WhatsApp encerra suporte para 35 modelos antigos de celulares
The Forever Winter, novo survival horror pós-apocalíptico, ganha primeiro gameplay
Sucesso de Manor Lords superou as expectativas da editora