Pesquisa: jogos eletrônicos podem melhorar funções cerebrais

Enviado por Turokrj, em

Novo estudo de pesquisadores alemães aponta para os benefícios de jogar regularmente.

De acordo com uma nova pesquisa realizada pelo Max Planck Institute for Human Development e da Charité University Medicine St. Hedwig-Krankenhaus (em Leipzig, Alemanha) jogar videojogos de forma regular pode melhorar a orientação espacial, a formação de memória, o planeamento estratégico e as capacidades motoras.

A nova revelação é proveniente de um estudo conduzido em Berlim com recurso ao clássico Super Mario 64 para o Nintendo 64.

A pesquisa levada a cabo comparou dois grupos de adultos: um no qual os participantes jogaram, durante dois meses, 30 minutos por dia; e outro (o grupo de controle) que não jogou Super Mario 64.

Os resultados encontrados pelos pesquisadores demonstraram um aumento de massa cinzenta no grupo de jogadores e nenhum tipo de alterações nos restantes participantes.

Foram igualmente observadas mudanças em zonas do cérebro envolvidas em funções importantes, como por exemplo, a orientação espacial, formação de memoria e capacidades motoras.

De acordo com os pesquisadores, a vontade de jogar possui também influência, sendo que nestes jogadores as diferenças foram superiores.

"Enquanto outros estudos demonstraram as diferenças na estrutura do cérebro dos vídeo-jogadores, a presente pesquisa demonstra uma ligação direta entre os videojogos e um aumento na massa cerebral. Isto prova que regiões específicas do cérebro podem ser treinadas através dos videojogos", disse Simone Kühn, responsável pelo estudo.

Veja Também:
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado
Neil Druckmann pode ter confirmado o desenvolvimento de The Last of Us Part III
Celebridades japonesas foram recomendadas a não mencionar Palworld
Silent Hill 2 Remake | Gameplay divulgado no State of Play supostamente faz parte de uma build antiga do jogo
Documentário sobre o desenvolvimento de The Last of Us Part II já está disponível no YouTube