Li-Fi: a tecnologia que transforma qualquer lâmpada num ponto de rede sem fios

Enviado por Turokrj, em

Um grupo de pesquisadores Chineses afirma ter conseguido transmitir informação a velocidade de 150 Mbps usando uma lâmpada LED.

Pesquisadores na Fudan University, em Xangai, são o mais recente grupo a demonstrar uma tecnologia que transmite informação através de luz em vez de ondas de rádio. Esta tecnologia tem o potencial para ser dez vezes mais rápida que o Wi-Fi tradicional sem o problema da congestão do espetro radioelétrico.

A BBC indica que as lâmpadas produzidas pelos pesquisadores da Universidade são capazes de enviar dados a velocidades de até 150 Mbps, e que uma lâmpada LED de apenas 1 watt seria suficiente para fornecer acesso a quatro computadores.

Todavia, um grupo de peritos disse à BBC que seriam necessárias mais provas de os investigadores conseguiram atingir estas velocidades, dado que não existem registos da tecnologia e ação.

O standard Li-Fi envia dados através de lâmpadas LED convencionais, que são ligadas e desligadas muito depressa, numa frequência que pode ir aos milhares de milhões por segundo.

Como este piscar é tão rápido, é também indetectável ao olho humano. Um receptor ótico num portátil ou smartphone encarrega-se, depois, de descodificar os padrões no tremeluzir das lâmpadas, transformando-os em dados utilizáveis.

Esta tecnologia é vista como um complemento ao Wi-Fi atual, dado que este protocolo enfrenta o problema do ruído eletromagnético, originado pela sua imensa popularidade.

Nas zonas urbanas mais densas, o Wi-Fi é cada vez mais ineficiente porque as várias redes Wi-Fi existentes numa dada zona tendem a degradar a velocidade geral a que as comunicações podem ser efetuadas.

Neste momento, as lâmpadas LED podem ser ligadas e desligadas a uma frequência suficiente para transmitir informação 10 vezes mais depressa que as atuais redes Wi-Fi. Todavia, a velocidade pode ser aumentada caso se consiga elevar a frequência a que as lâmpadas LED piscam.

Veja Também:
Dragon's Dogma 2: Jogadores encontram cena secreta durante luta com chefe
Disney contratou diversos veteranos da indústria para investir ainda mais forte nos jogos
"PlayStation faz sucessos", comenta Mike Ybarra, ex-chefe da Blizzard
Novo jogo da franquia Socom estaria em desenvolvimento para PS5
Rare anuncia beta fechado de Sea of Thieves no PS5 nesse fim de semana
No Japão, 8 mil fliperamas foram fechados nos últimos 10 anos