Lucro gerado por vendas digitais à Nintendo tem crescido de forma expressiva nos últimos dois anos

Enviado por inuyasha302, em

Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, já havia nos informado em abril deste ano sobre como as vendas digitais vem se tornando cada vez mais lucrativas para a companhia. Aproveitando a ocasião, o site Gamasutra pesquisou sobre o assunto e elaborou dois gráficos que confirmam o crescente desempenho das vendas digitais nos consoles Nintendo nos últimos anos. O primeiro gráfico mostra o lucro que a Big N obteve através das lojas virtuais de seus consoles de setembro de 2007 até março de 2013. Na era Wii/DSi, o pico aconteceu em março de 2010, quando o lucro anual da Nintendo com games digitais foi de 129 milhões de dólares. Depois desse período, houve uma queda nos lucros das vendas digitais, mas ele voltou a se recuperar a partir de agosto de 2012, quando o portátil 3DS recebeu a primeira versão digital de um game de varejo: New Super Mario Bros. 2. Hoje em dia, todo game de varejo lançado para Wii U e 3DS é lançado digitalmente na eShop, onde podemos encontrar também excelentes games indie e outros títulos exclusivos - como Mario and Donkey Kong: Minis on the Move -, além de DLCs gratuitos ou pagos.

O segundo gráfico mostra a participação das vendas digitais no lucro total gerado por software à Nintendo de 2007 a 2013, participação esta que passou de menos de 2% para incríveis 9,2% nos últimos dois meses. Vale notar, no entanto, que a receita gerada por software apresentou uma queda significativa nos últimos anos, já que ela era de 700 bilhões de ienes em 2008, e de junho de 2012 a junho de 2013 ela caiu para 242 bilhões de ienes.

É inegável que o lançamento de conteúdo digital tem se tornado algo cada vez mais interessante e lucrativo para a Nintendo nos últimos tempos, principalmente com as medidas adotadas na atual era 3DS/Wii U. Ainda que seu modelo de negócios digitais esteja longe de ser perfeito, a companhia tem tomado diversas ações para aperfeiçoá-lo; um bom exemplo são as promoções constantes nas lojas virtuais de seus novos consoles envolvendo determinados títulos digitais.

Outra decisão da Nintendo nesta área que deve ter reflexos positivos futuramente veio através do anúncio de que será possível comprar games digitais da eShop através de PC e smartphones ainda em 2013, facilitando o acesso dos consumidores a este tipo de produto. É possível adquirir games digitais até mesmo na Praça Mii do 3DS, onde foram lançados recentemente quatro títulos bem interessantes e variados, que já renderam um ótimo lucro à Nintendo. Quando foi a última vez que você adquiriu conteúdo digital da Nintendo, e o que pensa sobre a interface atual das eShops dos consoles 3DS e Wii U, leitor(a)? Comente.

Veja Também:
2023 foi o segundo ano mais forte na história da CD Projekt
Diablo IV já está disponível para os assinantes do Game Pass
Predator: Hunting Grounds ganhará versões para PS5 e Xbox Series, além de novos conteúdos
Estúdio de Like a Dragon e Judgment provoca anúncio importante
Dragon Ball Xenoverse 2 apresenta Future Saga, seu mais novo arco
Payday 3 ganha segunda atualização da iniciativa de consertar o jogo