Criminosos desenvolvem novo trojan voltado para Linux

Enviado por Cristianogremista, em

Criminosos russos desenvolveram um novo trojan que tem como principais alvos as diferentes builds do sistema operacional Linux.

A informação é da companhia de segurança RSA, que revelou que a ameaça visa a roubar dados bancários dos usuários donos de computadores infectados. O malware infecta pelo menos 15 builds do SO, incluindo as populares Ubuntu, Fedora e Debian.

Chamado de Hand of Thief, o malware, entre outras ações, coleta informações digitadas nos navegadores Chrome, Firefox, Chromium, Aurora e Ice Weasel e bloqueia o acesso a hosts externos, uma técnica parecida com a de outros trojans para se isolar de antivírus, segundo a RSA.

O Hand of Thief pode ser encontrado à venda em comunidades online fechadas de cibercriminosos por cerca de US$ 2 mil. O custo é parecido com os de malware feitos para Windows - ou seja, é relativamente alto, dada a menor popularidade do Linux diante do sistema da Microsoft.

Justamente por isso, a probabilidade de o trojan se propagar é bem baixa. Além disso, como o Linux é um sistema de código aberto, a comunidade de usuários pode consertar rapidamente a falha da qual ele tira proveito.

Veja Também:
Ubisoft afirma que Skull & Bones bateu recordes de engajamento de jogadores
Confira os requisitos de sistema de Alone in the Dark no PC
As Dusk Falls ganha vídeo apresentando funções exclusivas do PlayStation
Remedy adquire os direitos completos da franquia Control por $17 milhões de euros
Brothers: A Tale Of Two Sons Remake já está disponível
PlayStation Plus de Março conta com três jogos e uma DLC