Novo Opera tem mudança na engine e na interface

Enviado por sony07, em

Depois da versão para Android, chegou a vez do Opera para Windows e Mac ser atualizado. O Opera Next 15.0, tem como principal novidade a nova engine - o navegador agora não é mais baseado na Presto, a engine proprietária da Opera, mas sim na Blink, a mesma do Chrome.

A troca de motor exigiu que o browser fosse praticamente refeito, e essa reconstrução trouxe algumas mudanças radicais - o que explica, de certa forma, o "pulo" da versão 12 para a 15. A começar pelo visual, que ficou mais limpo, pelas abas, agora maiores e com aspecto "plano" - nada de relevo dessa vez.

O campo de pesquisa foi removido, e as buscas agora podem ser feitas diretamente da barra de endereços - de forma parecida com o Chrome, com sugestões de termos para buscar, mas sem a prévia de resultados. Retirado também foi o cliente de e-mail embutido. O recurso agora virou um aplicativo independente, o Mail, que ainda está em fase de testes.

As mudanças vão além da interface e da remoção de recursos, no entanto. O tradicional Speed Dial entrou nessa reforma, e traz agora um sistema de "pastas", que funciona de forma parecida com o do Android. Os ícones dos sites podem ser combinados, criando, dessa forma, um novo "Folder", que pode ter o nome que você quiser e reunir vários endereços semelhantes, por exemplo.

Aliás, ao abrir uma nova aba para acessar o Speed Dial, dê uma olhada no alto da tela: há duas novas ferramentas ali. A primeira, "Stash", mistura aspectos de barra de favoritos com de "Read It Later" (guardar para ler depois): na barra de URL, além do botão para adicionar a página ao "Speed Dial", há outro que a coloca no "Stash" - o "banco" facilita o acesso às matérias que você guarda para ler mais tarde.

Sempre bem informado

Outra novidade apresentada pela mais recente versão do Opera é a ferramenta denominada "Descobrir". Ela funciona basicamente como um leitor de feeds RSS, ou seja, notícias de diferentes veículos de comunicação são apresentadas em uma única tela.

Clicando sobre qualquer uma das miniaturas ou em um dos títulos exibidos, uma nova aba é aberta com o conteúdo na íntegra e na sua fonte original. Como o seu próprio nome revela, esse recurso pretende fazer com que você descubra coisas novas e se mantenha bem informado.

Acesso prático aos sites mais visitados

Se você já acompanha o desenvolvimento do Opera há algum tempo, deve saber que ele foi um dos primeiros browsers a adotar um recurso com o objetivo de reunir em uma única tela vários atalhos para os sites mais visitados pelo internauta. A ideia do Speed Dial deu tão certo que praticamente todos os navegadores da atualidade aderiram a ela.

Veja Também:
Discussão | O que você anda jogando ultimamente?
Votação da BAFTA elege Red Dead Redemption 2 como a melhor sequência de todos os tempos
Tom Henderson revela os requisitos para os jogos receberem o selo de 'PS5 Pro Enhanced'
PS2 chegou a vender 160 milhões de unidades
CD Projekt afirma que não há espaço para microtransações em jogos single-player
Embracer afirma que finalizou sua reestruturação e não irá mais vender estúdios