Animação da NASA relata como é que os anéis de poeira cósmica se formam

Enviado por Deankama, em

Quando você pensa em anéis cósmicos, a primeira imagem que provavelmente vem à sua mente são os belos discos gigantes que circundam Saturno, não é mesmo? No entanto, de acordo com a NASA, essas incríveis estruturas também podem se formar sem a presença de um planeta em seu centro, conforme você pode conferir na animação em time lapse abaixo:

A simulação acima mostra a alteração na densidade da poeira cósmica e o aumento da estrutura dos discos que, por sinal, são gigantes: eles medem 100 vezes a distância média entre a Terra e o Sol! Segundo a NASA, é possível que anéis de poeira cósmica se formem sozinhos em determinadas situações, graças à interação entre as partículas e o gás presentes na estrutura.

Como explicou a agência espacial, a poeira se agrupa formando arcos e anéis, e conforme essas partículas vão aquecendo o gás do sistema a pressão aumenta e modifica a força de arraste da poeira. Além disso, os discos também podem conter outros fragmentos, como gelo, partículas produzidas pela colisão de asteroides e até mesmo cometas inteiros e, no caso da animação acima, podem levar cerca de 100 mil anos para serem formados.

Veja Também:
Para melhorar o desempenho, os jogadores estão planejando eliminar os NPCs em Dragon's Dogma 2
PlayStation celebra 10 anos de inFAMOUS Second Son
Larian afirma que não fará um Baldur's Gate 4
Pipistrello and the Cursed Yoyo é o novo jogo dos criadores de Dodgeball Academia
GDC Awards 2024 elege Baldur's Gate 3 como o melhor Jogo do Ano
Caiu! PlayStation Network está fora do ar