Nintendo realiza reunião com investidores durante a E3

Enviado por Anônimo, em

A Nintendo liberou em seu site a transcrição da apresentação de Satoru Iwata a um grupo de investidores durante a E3.

A apresentação começou com uma introdução por Reggie Fils-Aime, que falou sobre a apresentação da Nintendo na E3. Ele disse que Iwata perguntou por que um jornalista nos Estados Unidos havia dito que a Nintendo não estaria na E3, ao que o COO da Nintendo of America respondeu que já desistiu de tentar entender por que as pessoas falam o que falam, mas que entende que a abordagem da Nintendo causou confusão.

Reggie também disse que diferentes pessoas têm diferentes necessidades e comentou sobre os eventos do dia 11. Após a Nintendo Direct, a Nintendo realizou um evento para a imprensa no estande na E3, enquanto que, no Nokia Theatre, a empresa realizou uma reunião de negócios em que deu detalhes sobre os seus planos para o próximo ano.

Então, Iwata tomou a palavra e começou falando do 3DS. Comparando o primeiro trimestre de 2013 com o mês de abril, o portátil aumentou sua presença no mercado em todas as regiões, representando um percentual maior do número de consoles vendidos. No mês de abril o 3DS representou 32% das vendas de consoles no mundo e, apesar da queda na venda de consoles nos Estados Unidos em relação ao mesmo período do ano passado, o 3DS vendeu mais no país. Iwata também detalhou a presença no mercado europeu, destacando que, com exceção do Reino Unido e Holanda, o portátil é o console mais vendido no continente.

Em seguida, o presidente da Nintendo falou sobre Animal Crossing: New Leaf e Pokémon X/Y. Iwata acredita que o primeiro é importante na estratégia da Nintendo porque os jogadores permanecem no 3DS por mais tempo. Além disso, New Leaf quebrou recordes de vendas digitais no primeiro dia. Sobre Pokémon, Iwata afirma que eles irão preparar o 3DS para o pico de vendas no fim do ano. Finalizou sobre o 3DS reafirmando que as produtoras ocidentais, ao contrário das orientais, tendem a não por os seus melhores times para desenvolver para portáteis e que o StreetPass irá receber mais atenção da Nintendo.

Sobre o Wii U, Iwata disse que software vende harware, de forma que o executivo espera que, com a intensificação de lançamentos first-party no segundo semestre e no próximo ano, as vendas vão aumentar e, consequentemente, o apoio de produtoras terceirizadas irá vir.

Iwata falou brevemente sobre a estratégia digital da Nintendo, atribuindo o crescimento de vendas digitais ao lançamento simultâneo de software na lojas e nos eShops. Outro tópico foi a Nintendo Web Framework, um conjunto de ferramentas para pequenos desenvolvedores, que, segundo Iwata, já atraiu mais de mil desenvolvedores.

Iwata refutou a teoria de que smartphones e tablets acabariam com consoles portáteis dedicados ao mostrar dados. O 3DS, como disse anteriormente, foi a única plataforma que cresceu nos Estados Unidos em março e abril, em comparação com os mesmos períodos do ano passado. Além disso, antes da ascenção dos smartphones (2004-2007), o mercado de portáteis (hardware) representava, em média, 900 milhões de dólares ao ano, enquanto que nos últimos anos (2007-2013) passou a representar 1,2 bilhão.

O presidente da Nintendo terminou relembrando as mudanças na diretoria da companhia, que passará a ficar, na média, sete anos mais nova. Iwata espera que assumir também o cargo de CEO da Nintendo of America ajudará o 3DS a ser tão popular no ocidente quanto no Japão, a ampliar o mercado digital e a fazer o Wii U ganhar momento.

Veja Também:
Diretor de Stellar Blade diz estar honrado em ser chamado de 'Nier Coreano'
Henry Cavill espera manter a adaptação de Warhammer 40K fiel ao material original
Conheça Until Then, novo jogo que vem chamando atenção dos jogadores
30 ou 60 FPS? Pode ter sido descoberto a taxa de quadros de Dragon's Dogma II nos consoles
REVEIL, promissor jogo de terror, ganha 19 minutos de gameplay
Judas, novo jogo de Ken Levine, permite influenciar o enredo com suas decisões de uma forma ''nunca vista antes''