Time 3DTeam X5 Corsair bate Recorde Mundial com Zotac GTX Titan a 1750 Mhz

Enviado por gustavo_helsing, em

O 3DTeam X5, time oficial de Overclocking da Corsair, liderados por Ronaldo Buassali (rbuass) e Schenckel Bros quebra o recorde mundial no 3Dmark Vantage (Considerado o benchmark mais pesado) com placa de vídeo ZOTAC GeForce GTX TITAN (Altamente Modificada) trabalhando em uma frequência de 1750 Mhz no core e 1826 MHz (7304 MHz Efetivo) na memória. Para que a placa consiga trabalhar nestas condições é preciso refrigera-la com Nitrogênio Liquido (LN2), devido à alta tensão aplicada na GPU e consequentemente a temperatura, e não somente isso, como também foram necessárias diversas modificações físicas e também muito conhecimento técnico.

Inicialmente eles testaram a placa no ar (Stock Cooling), e para surpresa de todos, a placa de vídeo era capaz de alcançar apenas 1175 MHz na GPU e 1700 MHz (6800 MHz Efetivo) nas memórias.

Independente disso, a equipe decidiu tentar o máximo possível realizando modificações físicas para "quebrar as barreiras" impostas pelo hardware, introduzindo potenciômetros, capacitores, leitores de voltagem e alterando resistências (VGPU Voltage Graphics Processing Unit, VRAM Voltage Random-Access Memory, VPLL Voltage Phase-Locked Loop, OCP Over Current Protection e também o Thermal Shutdown).

Um painel de controle externo também foi feito pelos brasileiros para facilitar a modificação e controle das voltagens.

Após o termino de todas as modificações e o processo de isolação, chega o momento mais aguardado.

Configuração do sistema:

- Intel Core i7-3960X;

- ASUS Rampage IV Extreme;

- 16GB Corsair Dominator Platinum 2800 MHz;

- Zotac GeForce GTX Titan;

- Corsair AX1200i;

- Corsair Force GT 60GB;

- Refrigeração Kingpin Cooling;

Depois de receber uma pontuação de aproximadamente 18.000 pontos no 3Dmark 11 correndo o teste pela primeira vez a 1345 MHz, a voltagem e a frequência foram aumentadas para 1450 MHz.

Com aproximadamente 10 segundos rodando o pesado teste, a desagradável surpresa e o cheiro de queimado com a morte do sistema de alimentação de fases (PWM) da placa de vídeo.

A equipe não desistiu, e na madrugada do mesmo dia, contactou um conhecido engenheiro de Taiwan, TiN, para solicitar informações que pudessem permitir o desligamento do sistema de fases originais e a inclusão de outro, método radical, conhecido pela alta cúpula do overclocking, como "zoombinização".

Suas informações foram o passo que faltava para que a dupla ressuscitar a placa, num trabalho que durou toda a madrugada.

Após longas horas de trabalho duro e intenso, já cansados, a equipe dorme por 3 ou 4 horas e volta ao esperado momento.

Era hora de testar e colocar em prática todo o seu conhecimento, uma vez que era a primeira vez que a equipe colocava as mãos em uma GTX TITAN (no caso, esta placa foi gentilmente cedida pela empresa Zotac, a qual confiou na habilidade dos brasileiros).

Diferente das grandes equipes, as quais possuem dezenas de unidades de todos os componentes, a equipe brasileira, com a sua única peça, foi aos poucos estudando e parametrizando os dados necessários para, depois de algumas horas, bater o Recorde Mundial Global do 3Dmark Vantage (Considerado o benchmark 3D mais pesado de todos)

A placa de vídeo ZOTAC GeForce GTX TITAN, mais do que dobrou a frequência, chegando à fantástica marca de 1750 Mhz no core da GPU e 1826 MHz (7304 MHz Efetivo) na memória.

Mas a equipe não parou por aí e resolveram partir para outro teste, afinal, depois de ter ultrapassado o que era mais "pesado", ainda sobravam mais 6 ou 7 litros de nitrogênio e ainda poderiam tentar por mais 20 ou 30 minutos.

Outro resultado excepcional, nas mesmas frequências, levou a equipe à conquistar o segundo lugar no 3DMark11, ultrapassando os 21000 pontos.

Não podemos deixar de mencionar que, em uma sessão, equipes grandes no exterior contam com nitrogênio líquido barato e abundante (dewars de 200 litros, ao custo médio de 65 centavos de dólar por litro, custeados pelas empresas e nossos competidores tinham em mãos apenas um de 35 litros disponível, custeado por eles mesmos, que com seu alto custo que chega a mais de 300 Reais em uma simples sessão de 35 litros).

Por fim, Ronaldo Buassali (rbuass) deixou seu comentário para a Liga Mundial de Overclocking:

Eu e Schenckel Bros trabalhamos junto cerca de 10 horas ou mais juntos. Também estudamos todos os procedimentos, modificamos, soldamos, matamos o sistema de alimentação PWM da placa, "bencheamos", "zumbificamos" e comemoramos a vitória juntos.

Nós estávamos realmente cansados já após a primeira fase das modificações, assim, foi bom que estivéssemos juntos, nos revezando e ajudando em todas as atividades, o que minimizou nossa fadiga, e nos permitiu concluir o trabalho com sucesso.

Matamos uma GTX TITAN (Uma placa de aproximadamente R$ 4000,00) após a primeira tentativa, o que nos certificou que seu projeto, para uma placa de poder gráfico gigantesco, possui um sistema de alimentação bastante ineficiente.

Após a desagradável surpresa, imediatamente partimos para a alternativa única de tentar " zumbificar" a placa de vídeo.

Já estávamos esgotados e quando finalmente a colocamos no sistema e esta ligou, tivemos certeza de que tudo o que havíamos feito, haveria de nos trazer bons resultados.

Foram poucas horas de sono e muita ansiedade, quando finalmente conseguimos o que para nós, parecia o destino, bater um Recorde Mundial de tamanha importância.

Fomos procurados pelo pessoal da Liga e também por empresas concorrentes, as quais nos parabenizaram formalmente como uma das 3 únicas equipes a ter condições para ter realizado o feito.

Gostaria de creditar 50% de tudo isto aos irmãos Schenckel, são amigos muito próximos, e frequentam minha casa e participam sempre de sessões como esta, comigo.

Também, para quem não sabe, e para dar conhecimento, os Schenckel Bros são os irmãos Cleiton Schenckel e Jacson Schenckel.

Em nome de nós, eu gostaria de agradecer por todas as palavras amigas e positivas que temos recebido por todo o mundo.

Ronaldo Buassali (rbuass) tem o título de "Overclocking Emperor" da liga "Pro Overclocker" por ter conseguido chegar entre os 3 melhores overclockers profissionais do mundo

Schenckel Bros é atualmente o Overclocker #1 da América Latina

Veja Também: