Origem e formação da vida na Terra

Enviado por Marcelo Uzuki, em

Criei este texto com o intuito de explicar alguns detalhes sobre esse assunto de um ponto de vista mais científico, devido ao fato que muitas pessoas desconhecem ou até possuem informações bastante diferentes do que realmente o tema trata. Desculpem-me qualquer erro ou incoerência que eu possa cometer, visto que não sou especialista.

Para entender como aconteceu a formação da vida é necessário possuir alguma noção de química, biologia e um pouco de física.

Precisamos entender que a temperatura da Terra não era a mesma que a de hoje.

Havia grande atividade vulcânica na Terra no início da formação do sistema solar.

E mais importante, a composição da atmosfera era bem diferente da atual. Não havia quantidade significativa de oxigênio na forma molecular: O2(gás oxigênio) e O3(gás ozônio).

Só para termos uma idéia, para existir grande quantidade de oxigênio em forma molecular é necessário a emissão deste por organismos fotossintetizadores como as cianobactérias e em menor escala, as plantas.

A partir da análise de processos como o vulcanismo, da observação da composição de outros planetas, asteróides etc. chegamos a conclusão que a atmosfera terrestre era composta em sua maior parte por N2(gás nitrogênio), H2(gás hidrogênio), CO(monóxido de carbono), NH3(amônia), CH4(metano) e H2O(vapor d'água) e essa atmosfera estava bastante sujeita a ação de tempestades elétricas e a radiação ultravioleta.

E sabem o que surge quando a radiação ultravioleta e/ou a eletricidade incidem sobre tais componentes?

Várias moléculas orgânicas inclusive aminoácidos!

Existe um experimento que replica essa hipótese e prova que é possível a criação de componentes orgânicos a partir de componentes inorgânicos da atmosfera. É o experimento Miller-Urey.

Existe um outro experimento em que consiguiram criar o nucleotídeo Adenina a partir de componentes inorgânicos.

Agora, quanto a formação de agregados orgânicos não vivos a partir de moléculas orgânicas(como ácidos graxos, aminoácidos e nucleotídeos) e posteriormente organismos vivos a partir de agregados orgânicos não vivos, tudo isso só através de processos químicos e físicos, recomendo assistir o vídeo:

Esse vídeo é baseado no trabalho do Dr. Jack Szostak, um dos co-ganhadores do prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia por descobertas relacionadas a telomerase, que atualmente estuda sobre o surgimento da vida.

Obviamente essa é uma das possíveis hipóteses para o surgimento da vida, baseada totalmente em conceitos químicos e físicos. Mas ainda há muito para se descobrir sobre a formação da vida.

Espero ter ajudado a tirar a dúvida de muitos.

Um abraço a todos!

Veja Também:
Minecraft deve ganhar versão nativa para o PS5 em breve
CD Projekt quer ultrapassar novos limites com The Witcher 4
Koei Tecmo anuncia novo estúdio para trabalhar em jogos AAA
Visions of Mana será o jogo com a maior quantidade de conteúdo da franquia
Diretor de Helldivers 2 espera que a franquia se torne uma das maiores do PlayStation
PS5 está no caminho certo para ser o console de maior sucesso de todos os tempos da Sony, diz Jim Ryan