Apple reduz pedidos de peças para iPhone 5 devido a demanda fraca

Enviado por GUSTAVO200, em

A Apple reduziu os pedidos de telas de LCD e outros componentes do iPhone 5 no atual trimestre, diante da baixa demanda, publicou o jornal japonês "Nikkei" nesta segunda-feira (14), em novo sinal de que a companhia norte-americana está perdendo terreno para rivais asiáticas no mercado de smartphones.

A Apple pediu que a Japan Display, a Sharp e a sul-coreana LG Display reduzam para cerca de metade o fornecimento de telas de LCD, ante o plano inicial de cerca de 65 milhões de telas para o primeiro trimestre, afirmou o jornal, citando pessoas familiarizadas com a situação e acrescentando que a empresa norte-americana também reduziu os pedidos de outros componentes.

Caso confirmada, a medida comprovaria afirmações de analistas, segundo os quais as vendas do iPhone 5 --lançado em setembro-- não vêm sendo tão fortes quanto se esperava.

A Apple perdeu terreno no mercado mundial de smartphones, que movimenta US$ 200 bilhões ao ano, para a rival sul-coreana Samsung Electronics e concorrentes chinesas menores, como a Huawei Technologies e a ZTE.

A Samsung anunciou na semana passada que as vendas de seu principal modelo, o smartphone Galaxy S, haviam superado 100 milhões de unidades desde o lançamento do primeiro modelo da série, em maio de 2010. O Galaxy S 3, lançado em maio de 2012, vendeu mais de 40 milhões de unidades em sete meses.

A expectativa geral é de que o Galaxy S 4 seja lançado dentro de meses. O aparelho pode contar com tela inquebrável e de alta resolução, da ordem de 440 pixels por polegada, e com um processador mais poderoso.

A Samsung ultrapassou a Apple ajudada em parte pela popularidade do Galaxy Note 2, uma combinação de tablet e smartphone, o que reforça os benefícios de oferecer uma linha mais ampla de produtos em todas as faixas de preço, enquanto a Apple no ano passado lançou apenas um smartphone novo no mercado mundial, disseram analistas.

A expectativa é de que a Samsung eleve suas vendas de smartphones em mais de um terço este ano e que amplie a vantagem sobre a Apple, de acordo com o grupo de pesquisa Strategy Analytics, que previu vendas de 290 milhões de unidades de smartphones da Samsung em 2013, ante 180 milhões de iPhones.

O analista Kim Sung-in, da Kiwoon Securities, em Seul, estima que a Samsung envie 320 milhões de celulares este ano e que dobre as vendas de tablets para 32 milhões de unidades.

Veja Também:
Confira tudo que rolou no ID@Xbox Showcase
Série Fallout alcança mais de 65 milhões de visualizações
Shattered Space, primeira expansão de Starfield, chega no final do ano
Todd Howard provoca projeto relacionado com Fallout que ele ainda não pode revelar
InZoi, o novo concorrente de The Sims com gráficos realistas, revela novo vídeo de gameplay
Gray Zone Warfare, jogo de tiro em primeira pessoa tático e realista, chega amanhã no Steam em acesso antecipado