Novo chipset Z87 para Intel Haswell abandonará o suporte para SATA II e PCI

Enviado por Turokrj, em

Junto com a chegada dos microprocessadores Intel Haswell a 22nm (sucessores dos Ivy Bridge), chegarão também os chipsets 8 Series Lynx Point a 32nm, com vários modelos dos quais hoje temos notícias de um: o chipset Z87.

A novidade é que a Intel irá remover o suporte a interface SATA II a 3Gbps, deixando espaço apenas para o SATA III a 6Gbps.

Existe algum problema quanto a isso?

Não, nenhum, porque o SATA III é totalmente compatível com o seu antecessor, podendo se conectar a unidades com SATA II sem problemas.

O que poderá ser problemático é referente a segunda parte da informação: o Z87 também removerá o suporte para o PCI antigo. Pois esta tecnologia é bastante antiga, no entanto, há muitos produtos, especialmente relacionadas com a produção de áudio profissional e outras atividades, que ainda fazem uso do PCI para conectar diferentes tipos de placas que atualmente se mantém bastante ativa.

A adaptação através de novos modelos desses produtos, que atualmente fazem uso das portas PCI Express e até mesmo como Firewire, é o consolo, no entanto, este movimento da Intel obrigará a atualização. Assim, com o lançamento do Haswell.

Será que com isso, definitivamente o PCI estará morto?

Veja Também:
Vazamento revela receita e downloads para cada jogo original da Sony já lançado na PSN
Apesar das polêmicas, Stellar Blade foi muito bem recebido pelos jogadores
Estúdio afirma que remoção dos pôsteres eróticos em Tomb Raider I-III Remastered foi engano
Remedy emite atualização sobre o estado de Control 2 e Codename Condor
Street Fighter 6 | Akuma chegará ao jogo no final de maio; Novo gameplay divulgado
Fallout 4: Os mods mais populares no momento são os para remover o novo update