Creative Assembly: "70% dos jogos não são suficientemente bons"

Enviado por Galaxy.News.Game, em

"Muitos deles parecem ok ou até bons mas são uma porcaria quando jogados."

Renaud Charpentier, designer principal da série Total War Battles: Shogun, bateu o punho na mesa ao lamentar a falta de atenção no design na maioria dos produtores, referindo que 70 % dos jogos não passariam num teste prévio.

Os comentários de Renaud ganharam eco em mais uma sessão da Unite 2012 que decorreu no mês passado em Amesterdão, tendo o designer sido acompanhado pelos colegas Nick Farley e Mattijs Van Delden da Creative Assembly a respeito do valor de um protótipo de jogo em fase de desenvolvimento.

"Quando olhas para o mercado, provavelmente 20 ou 30 por cento dos jogos revelam segurança e talvez 60 a 70 por cento não sejam suficientemente bons. Habitualmente eles correm. Muitos não "crasham" - são competentes tecnicamente. Muitos deles parecem ok ou até bons mas jogam-se mal", disse Renaud.

Para Renaud Charpentier muitos produtores não valorizam suficientemente a fase protótipo do jogo e não refinam o produto. Falham em descobrir bem cedo as ideias centrais do jogo não conseguindo operar uma informação devida às outras áreas do jogo.

"O risco maior deles não é a tecnologia, a arte, ou o design. Tens de perceber isto: tem que ver com muitas outras decisões. Felizmente nós fazemos isso na Creative Assembly, mas isso ainda está a faltar e tem de mudar"

"Nós não podemos continuar a lançar jogos que ninguém diga que não são interessantes para jogar ao fim de 30 minutos quando 20 ou 30 pessoas passaram dois anos a trabalhar neles. Não faz sentido."

No fundo, a maior frustração de Renaud Charpentier não resulta enquanto designer mas como jogador: "Como jogador, eu detesto seguir todo o processo de descarga do jogo, instalação, configurar o comando, avançar para o tutorial, jogar durante mais algumas horas e aperceber-me que é tão aborrecido".

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