Ubisoft lança correção para falha grave no software de DRM Uplay

Enviado por bms177, em

Vulnerabilidade permitia que sites executassem códigos.

Software funciona para ativar jogos da empresa.

A desenvolvedora de games Ubisoft lançou a versão 2.0.4 do software Uplay, para o PC, para corrigir uma falha de segurança que permitia que páginas de internet tivessem acesso a recursos do programa para interagir com o sistema operacional – o que uma página web normalmente não pode fazer. O problema foi revelado casualmente pelo pesquisador de segurança Tavis Ormandy numa lista de discussão pública neste domingo (29).

O Uplay é usado pelos jogos da Ubisoft para permitir que os jogos sejam "ativados" on-line, servindo como recurso antipirataria ou DRM (na sigla em inglês para "Gerenciamento de Direitos Digitais"). Nos consoles, o Uplay permite acessar conteúdo extra dos games e não foi afetado pela falha.

Ormandy, que trabalha para o Google, disse na lista de discussão "Full Disclosure" que adquiriu o game "Assassin's Creed: Revelations" durante as férias e percebeu a existência de um plug-in com o código vulnerável. "Não tenho interesse em segurança de jogos, mas pensei em mencionar isso aqui caso alguém queira verificar", escreveu.

Com algumas linhas de código, uma página web poderia interagir com um componente do Uplay, dando acesso aos programas existentes no PC.

Além de "Assassin's Creed", o Uplay também é instalado por jogos como "Prince of Persia: The Forgotten Sands", "Heroes of Might and Magic VI" e títulos da série "Tom Clancy".

A Ubisoft informou que a atualização deve ser instalada com o navegador fechado para que não haja impedimentos na substituição dos arquivos do plug-in.

Fonte: G1

Veja Também:
Trailer de Shin Megami Tensei V: Vengeance atinge 1 milhão de views em 2 Dias
Nier R3pent: Square Enix fez possível teaser de um novo jogo
Documentário Hideo Kojima: Connecting Worlds já está disponível no Disney+
Filme live-action de Naruto está em produção com o diretor de Shang-Chi
Age of Mythology Retold chega em 2024 ao PC e Xbox
Filme de Bloodborne ganha supostos detalhes