Software de reconhecimento facial pode revelar a real identidade de Mona Lisa

Enviado por Brendo3D, em

Pesquisadores da Universidade de Califórnia em Riverside, EUA, receberam uma doação de US$ 25.000,00 do "National Endowment for the Humanities" que será usada para explorar e adaptar a tecnologia de reconhecimento facial. A intenção é usá-la para desvendar a real identidade de personagens de obras de arte centenárias, principalmente do período renascentista, como a Mona Lisa e a Garota com Brinco de Pérola.

O projeto conhecido como "FACES" fará uso do mesmo software utilizado pelo governo para combater o terrorismo.A adaptação será realizada pois variações na expressão facial, idade e posição do rosto são detalhes que a atual tecnologia não consegue reconhecer. O software será adaptado para lidar também com formas 3D.

O reconhecimento será feito através de um cruzamento de informações da pintura e as contidas em um banco de dados com obras já identificadas. Bustos e máscaras mortuárias também serão analisados.

A base para essa pesquisa parte do princípio de que as pessoas pintadas na época possuíam relevância social nos locais que habitavam e eram muito conhecidas. Encomendar uma pintura custava caro e dinheiro de sobra era privilégio para poucos.

A identidade das obras se perdeu pois com as crises econômicas que atingiram a Europa por várias vezes, muitas famílias foram obrigadas a vender todas as pinturas que possuíam, inclusive os retratos de seus antepassados.

Com esse novo software talvez tenhamos a surpresa de que Mona Lisa seja ou um travesti, ou o próprio Leonardo da Vinci, como sugerem algumas teorias.E, finalmente, descubramos também a identidade da Garota pintada por Johannes Vermeer.

Veja Também:
Discussão | O que você anda jogando ultimamente?
Estúdio de Enotria espera que comunidade do Xbox não fique ofendida por terem priorizado outras plataformas
Dragon Ball: Sparking Zero não deve contar com modo de tela dividida
Executivos afirmam que a indústria de jogos não cresceu o bastante para acomodar os atuais orçamentos
PocketPair revela quais foram os Pals favoritos dos jogadores
CEO da Larian afirma que decisão de se afastar de Baldur's Gate não foi por negociações da IP