Gigabyte enfrentando sérios problemas nas placas Z77,faltam componentes?

Enviado por DaveGahan, em

Quando um fabricante acaba 'sumindo' um pouco da mídia ou se afastando dos lançamentos mundiais com anúncios, releases ou mais detalhes, pode ter certeza de que algum problema existe ou pode existir. Infelizmente ao que tudo indica e pelas fontes e mídias ao longo do globinho as coisas não andam nada bem para a Gigabyte.

Fontes do setor junto aos dados que passamos estão relatando problemas com tensão nas placas-mãe Gigabyte Z77, atribuídos aparentemente por falta de capacitores na parte de trás do soquete(na região exata do backplate). Indo um pouco mais sobre este caso, descobrimos que é suspeito de garantir este problema poderia estar presente em outras placas-mãe da Intel da série 7 de outros fabricantes.

A julgar pela informação atual, gostaríamos de classificar esta situação, por enquanto, apenas como uma "especulação" como argumenta-se que não só capacitores na parte de trás do soquete da CPU é razão para acreditar que é uma medida dos fabricantes a reduzirem custos, mas que, obviamente, poderia impactar na qualidade final do produto.

Gostaríamos de deixar bem claro, que pelo fato de nunca termos testado uma placa mãe antes da Gigabyte com o chipset Z77, preferímos relatar estes acontecimentos, citando inclusive as fontes e 'parte' da imensa lista de reclamações abertas em diversos fóruns.

Mas, retomando o assunto deste artigo, checamos rapidamente algumas imagens de outros fabricantes sobre a mesma região que relatam ser a fonte de origem das placas -mãe Gigabyte estarem 'pipocando' na tensão. Isto pode ser visto na figura abaixo, onde ASRock placas-mãe, MSI e ASUS tem um grupo de capacitores, enquanto a placa Gigabyte apenas apreciar soldas.

Um zoom mais próximo somente do backplate da Gigabyte Z77 abaixo:

Neste ponto, a questão chegou aos ouvidos do Gigabyte, e ETEKNIX já recebeu várias respostas oficiais:

"Gigabyte seguiu o design de referência da Intel e não afeta capacidade de overclock e desempenho."

Segundo a versão detalhada do Gigabyte, três pontos de explicar o que pode ser 'o' ou 'os' motivos que influenciam que desencadearam a especulação despejada em centenas de fóruns:

As placas Z77 têm um design de energia Gigabybte e incluem um inovador PWM digital avançado e duas camadas PCB com cobre que é exclusivo para Gigaybte. Nenhum dos nossos concorrentes usam o mesmo design e tecnologia, e não temos idéia de que qualidade são os capacitores que são usados ​​nas placas de nossos concorrentes e não gostaria de comentar como seria pouco profissional, mas parece que eles precisam capacitores adicionais na parte de trás projetos de seus pratos e de acordo com nossos testes e processos de validação, a Gigabyte não é necessário.

Estamos possivelmente atacados pelos nossos concorrentes com imagens que, essencialmente, nenhuma razão. Além de exibir as imagens, eles não refletem tanto como indicado o potencial problema que pode ter ocorrido ou estatísticas mostrando problemas de desempenho existem com o produto.

Revisores terceiro meio analisaram o produto e deram nota máxima para o desempenho e design, e esses meios não funcionam para Gigabyte e independente. Acreditamos que essas opiniões refletem o nosso compromisso com a qualidade do produto e volume fala em termos de auto-UD5H Z77X.

Qual é a importância desses capacitores?

De acordo com um relatório KITGURU, explicam que eles são condensadores 22UF (embalagem MLCC) e são utilizados para suportar a Tensão e corrente das CPUs Portanto, se a qualidade é baixa, pode ter impacto sobre o desempenho da placa-mãe:

Estabilidade em cargas de CPU alta (como overclocking)

Velocidade de recuperação de tensão enquanto a CPU necessita de uma grande quantidade de energia (Vdroop)

Compatibilidade CPU.

Isto deixa-nos numa situação bem complicada, e temos que agir neste momento com bastante cautela não somente por causa das centenas de reclamações, bem como por nunca termos testado sequer um único modelo da Gigabyte Z77.

O que é preciso ter em mente é que algum problema existe e é real. Estaremos acompanhando muito de perto os relatos e principalmente a pronúncia da Gigabyte diante da situação que no mínimo acabou deixando-a numa posição muito negativa diante dos lançamentos concorrentes. Preferimos continuar acreditando nas alegações fornecida pela Gigabyte no parágrafo anterior e aguardar quem sabe, aparecer alguma Z77 pelo OverLAB para que possamos dar o nosso veredito e aval sobre esta situação.

Veja Também:
Miyazaki revela que todos os segredos de Elden Ring ainda não foram descobertos
Trailer de Shin Megami Tensei V: Vengeance atinge 1 milhão de views em 2 Dias
Nier R3pent: Square Enix fez possível teaser de um novo jogo
Documentário Hideo Kojima: Connecting Worlds já está disponível no Disney+
Filme live-action de Naruto está em produção com o diretor de Shang-Chi
Age of Mythology Retold chega em 2024 ao PC e Xbox