A realidade virtual de Doom 3 BFG Edition

Enviado por AthosRatera, em

Enfim, Doom 3 voltará às prateleiras. Mas não se trata de uma retorno apenas saudosista. Na verdade, o game de 2004 deve trazer na bagagem vários upgrades, incluindo missões extras, novo tratamento gráfico, jogabilidade refinada e suporte a TVs 3D e kits HMD (head mounted display). Aliás, esses têm ganhado grande atenção de John Carmack atualmente. Conforme divulgação constante via Twitter, o desenvolvedor anda bastante entretido no desenvolvimento de um sistema otimizado para a imersão dos HMDs.

A despeito das próprias impressões de Carmack divulgadas há não muito tempo sobre um protótipo moldado em torno de uma versão modificada do "Oculus Rift" (desenvolvido pela Palmer Tech), o site The Verge teve a oportunidade de testar os óculos pesadões (que, vale dizer, não devem ser tão pesados quanto parecem) em conjunto com a renovada versão de Doom 3. Confira o vídeo que abre este texto.

Basicamente, trata-se de uma resolução de 1280x800, embora de forma dividida - ou seja, 640x800 para cada olho. Conforme afirma o site, a despeito da resolução relativamente baixa do aparelho, ganha-se muito com a imersão proporcionada. Como diferencial, há ainda um campo de visão de 90 graus, algo bastante incomum para um HMD. Bem, mas... E as faixas coladas ao redor dos óculos? Trata-se de uma forma provisória para evitar o "efeito canto de tela", capaz de comprometer a experiência.

O referido site garante que o aparelho é capaz de se manter firme em uma atualização de 60 fps (frames per second), algo que tem sido focado pelo desenvolvedor, juntamente com o período de latência. Para evitar movimentos excessivos da cabeça, o sistema do jogo ainda permite que a arma seja levantada e baixada de forma independente. Além disso, a mira foi substituída por um facho de laser vermelho - algo decidido "após muita pesquisa" e que deve valer tanto para o HMD quanto para as TVs tridimensionais.

Bem, mas por que apostar na terceira dimensão? Conforme disse Carmack ao TheVerge, trata-se do momento em que a tecnologia finalmente consegue aliar baixo preço de produção a um patamar mínimo de qualidade técnica (sobretudo em relação ao período de latência). De fato, o designer mantém a esperança que, dentro de pouco tempo, kits semelhantes possam ser desenvolvidos pela "bagatela" de US$ 500 (aproximadamente R$ 1.000).

Ademais, há ainda a possibilidade de o protótipo demonstrado no vídeo acima virar parte do recheio de um pacote com Doom 3 BFG Edition, embora, no momento, isso não passe de um palpite. Bem, com ou sem HMD embutido, a releitura de Doom 3 promete ser algo memorável. Além das novas funcionalidades, o bundle ainda trará Doom e Doom 2 originais na caçamba. Resta agora esperar por uma data de lançamento.

Será que a Id Software e a Bethesda Softworks ainda vão lançar o DOOM 4 ou vai ficar adiando igual o DUKE NUKEM FOREVER? Agora é só esperar.

Veja Também:
Rugrats: Adventures in Gameland será lançado em março e ganhará demo em breve
Crow Country, jogo de terror ao estilo do PS1, ganha novo trailer e demo
Phil Spencer promete compartilhar mais detalhes sobre o futuro do Xbox na próxima semana
Jez Corden acredita que mudança na estratégia da Microsoft foi devido ao Steam Deck
Atriz de Abby em The Last of Us II diz que fãs ameaçaram seu filho recém-nascido
Próximo Halo pode ser lançado em todas as plataformas