Replay e conquistas no mundo dos games

Enviado por Frocharocha, em

Replay e conquistas- Evolução natural

A Microsoft, com seu Xbox 360, popularizou e cunhou o termo "conquista" nos consoles de hoje, sendo copiado pelas plataforma rivais. Mas muitos não sabem ou não percebem que esse ideia não é tão nova assim, muito menos o termo.

No primórdio da era gamer, nas épocas dos jogos arcade, o principal objetivo não era terminar o game e sim fazer o maximo de pontos possíveis, eles eram os responsaveis por gerar replay, quem nunca viu a tabela de ranking em uma maquina, não é mesmo? Ou pensou tirar uma foto do ranking em Resident Evil e mandar para uma revista, os jogadores old school lembram disso.

Com o tempo, o gamer passou a ser recompensado pelas conquistas que ganhavam, como armas e itens. O tempo passou e os itens substituíram os pontos que ficaram encarregados de gerar replay.

Replay

O replay sempre foi um fato importante e de peso significativos nas notas de um game. O que era uma uma regra na antiga geração, se tornou algo tão raro que poucos são os jogos que precisam ser finalizados duas vezes só para liberar novas roupas e armas. Hoje as DLC's permitem que o conteúdo seja vendido, enquanto os troféus se encarregam de gerar Replay. Hoje você é recompensando por matar "X" inimigos com" X" personagem ou dar um tiro com com "X" arma na cabeça de "X" inimigo com um simbolo que diz que você é supostamente um baixo, médio ou um grande jogador de games (O que é um erro!).

Isso livra a empresa de criar conteúdo pois os troféus vão fazer você jogar três ou quatro vezes um game vazio, onde não à mais nada para se fazer dentro daquele universo, só para liberar troféus, que em sua maioria são sem sentido e fatídicos.

Cometarios retirados de um forum.

"Pra mim a principal função das conquistas é motivar mais horas de jogo. Eu peguei o Fortix no steam por $1, o jogo é bem curto, e em 2 horas tinha fechado em todas as dificuldades. Mas por causa das conquistas, acabei jogando mais de 6 horas. Mas prefiro mesmo quando as conquistas dão recompensas, como as armas no Team Fortress, ou fases e itens extras que existem em diversos jogos de flash."

"E sobre a unificação das conquistas é uma super idéia. No kongregate a pessoa acumula pontos gerais, e também tem badges de conquistas 'coletivas', por exemplo se conseguir 100% em 5 jogos de física, ou puzzle."

"E uma coisa que funcionou muito bem foi as promos do summer camp no Steam. Tinha as conquistas em diferentes jogos, que rendiam prêmios em outros, dai você acabava jogando games que normalmente não chamariam a atenção. Eu pelo menos tive boas surpresas e não me arrependi em nenhum jogo."

Outro usuária

"Não gostei muito, não acho necessário, apesar de não me incomodar. Só penso que tem muito troféu bobinho, alguns nem ligam para a habilidade do jogador, mas priorizam a construção de uma situação bem específica. Tanto que tem gente marcando online só pra conseguir aquele troféu, porque sem ajuda é foda construir a situação."

"Além do mais, você não ganha nada com troféus, a diversão do jogo continua a mesma. Se você quer desafios, pode auto-impôr isso. Vamos pegar um jogo antigo, como Super Mario Bros, faz um auto-desafio do tipo: "Zerar sem perder uma única vida." A única diferença é que não vai ter um pop-up dizendo que você completou o desafio. Se você precisa do registro do troféu, então você não quer desafio, você quer sair se gabando por aí. E se gabar por videogame não é lá grandes coisas."

Não podemos ser tão extremistas, como vimos no começo do texo, desafios em games sempre exitiram seja ela por intervenção das empresas ou de usuários que se auto impõe desafios, que podem em muito comtribuir para a logevidade como foi visto como para diversão.

Mas existem muitas coisas que precisam ser melhoradas, como unificação definitiva de "conquistas", e uma melhor definição e divisão.

Quase uma doença.

Mas não podemos negar que as "conquistas" hoje faz parte da cultura gamer, a o ponto de muitos gamers deixam de jogar games que não tenham troféus.

Cometário retirado de um fórum.

"Sou muito vidrado em troféus, não jogo nada que não tenha troféus e por isso tenho vários jogos encalhados lá em casa."

Esse tipo de atitude não é incomum nos dias de hoje. Como também não é incomum pessoas se sentirem insatisfeitas apos terminar um game por não ter pegos as conquistas, gerando angústia e obsessão.

News criada por Space_Jockey e _ninjaspy_

Veja Também:
Age of Mythology quase ganhou um jogo focado nos consoles
Jujutsu Kaisen é o ganhador do Crunchyroll Anime Awards 2024
Steam bate novo recorde e passa da marca de 34 milhões de usuários online
Helldivers 2 tem gameplay vazado mostrando Mechas e Veículos pilotáveis
Somber Echoes é anunciado, promissor metroidvania sci-fi desenvolvido na Unreal Engine 5
Unicorn Overlord: Versão para PC do jogo da Vanillaware é mencionada no site da SEGA