Wikipedia sairá do ar por 24 hrs para barrar lei anti-pirataria

Enviado por Ewerton Ferreira, em

NOVA YORK, 16 Jan (Reuters) - A Wikipédia, conhecida enciclopédia online editada por meio de um sistema comunitário, retirará do ar seu site de língua inglesa por 24 horas a fim de buscar apoio contra a proposta de legislação anti-pirataria que seu fundador Jimmy Wales diz ameaçar o futuro da Internet.

O serviço norte-americano será a marca de maior renome a fazer parte de uma crescente campanha que terá início às 3 horas de quarta-feira (horário de Brasília). Seus membros retirarão seu conteúdo do ar de modo a permitir aos visitantes apenas visualizar conteúdo sobre os polêmicos Stop Online Piracy Act (SOPA) e Protect Intellectual Property Act (PIPA).

A informação disponível encorajará os leitores da Wikipédia a entrar em contato com um membro do Congresso do local em que residem para pedir que ele vote contra as propostas de lei. Outros sites menores que lideram a campanha são o Reddit.com e o Cheezburger.

"Essa é uma legislação escrita atrapalhadamente e que representa um perigo à Internet aberta", disse Wales em entrevista.

A decisão de retirar o site do ar foi tomada em uma votação entre os membros da comunidade de contribuintes e de editores da Wikipédia, disse Wales. A versão de língua inglesa da enciclopédia recebe mais de 25 milhões de visitantes diários de todo o mundo, de acordo com dados fornecidos pela empresa de pesquisa de mercado comScore.

As propostas de lei colocam empresas de tecnologia como Google e Facebook contra aqueles que apoiam as medidas, grupo que inclui estúdios de Hollywood e selos de música, que dizem que a legislação é necessária para proteger a propriedade intelectual e empregos.

Veja Também:
Discussão | O que você anda jogando ultimamente?
Votação da BAFTA elege Red Dead Redemption 2 como a melhor sequência de todos os tempos
Tom Henderson revela os requisitos para os jogos receberem o selo de 'PS5 Pro Enhanced'
PS2 chegou a vender 160 milhões de unidades
CD Projekt afirma que não há espaço para microtransações em jogos single-player
Embracer afirma que finalizou sua reestruturação e não irá mais vender estúdios