JRPG Clássicos II: O que vale a pena comprar?

Enviado por Anônimo, em

Para quem perdeu a primeira parte basta clicar no link abaixo.

JRPG Clássicos I: O que vale a pena comprar?

Na semana passada, eu escavei sobre os melhors JRPG's old school da PlayStation Network, sofri muito com alguns jogos de gráficos mal feitos e vozes irritantes, tudo isso num valente esforço para descobrir quais ainda valem a pena ser jogados em 2011.

Esta semana, eu ataquei o Virtual Console do Wii. Nessa nova jornada confirmei que a Nintendo odeia fãs de JRPG's ocidentais, como evidencia desse fato eu posso citar a recusa do estudio em trazer jogos aclamados pela crítica como Xenoblade para o ocidente, mas em contra partida o Wii Shop Channel tem uma seleção surpreendentemente robusta de clássicos, principalmente graças ao Super Nintendo e ao Mega Drive. Tivemos bons jogos durante a era 16 bits. Muito bons mesmo.

E como escrevi na ultima vez. Vou gastar cerca de 30-60 minutos com cada um - tempo que certamente não é suficiente para revisar adequadamente um jogo, mas o suficiente para ter uma idéia se o jogo vale a pena ser jogado ou não. Vou descrever cada jogo conforme minhas lembraças dos mesmos.

Chega de enrolação e vamos aos jogos.

Final Fantasy (Wii, 500 Wii Points, NES)

O jogo que salvou a Square da falência e inaugurou uma nova era de espadas e magias, essa versão de Final Fantasy é uma bagunça incoerente pelos padrões de hoje. Seus menus são lentos, seus efeitos sonoros beirão ao irritante, suas cidades são extremamente sem graça em comparação com outros jogos da época. O sistema de combate é bizarro, os personagens ficam balançado suas armas para o nada até mesmo depois que os inimigos são mortos.

É claro que existe muito charme na serie Final Fantasy, mas tudo isso é simplismente enterrado nesta versão. Se você tem que jogar o jogo que começou tudo, confira um dos seus remakes recentes para PSP ou iOS.

Vale a pena comprar? NÃO.

Secret of Mana (Wii, 800 Wii Points, Super Nintendo)

Um rapaz encontra uma espada na floresta. Ele está incumbido de coletar oito sementes elementais. Ele luta contra um bando de monstros no caminho para salvar o mundo da dominação do mal e blá blá blá blá blá....

É difícil se importar muito com a trama de Secret of Mana. Fora isso o jogo é totalmente viciante graças a uma combinação da música contagiante e cenário de 16 bits deslumbrantes. Se você se sente a vontade com o estilo "hack and slash", então existem poucos jogos melhores que esse para você se divertir.

Vale a pena comprar? SIM.

Landstalker (Wii, 800 Wii Points, Mega Drive)

Quando eu era pequeno, eu pensava que Landstalker era divertido e extremamente desafiador. Hoje em dia eu acho que é divertido, porem muito mal projetado.

Não me interpretem mal. Este é um exelente jogo. Tem influencia do Zelda com um mundo vivo e alguns quebra-cabeças bem inteligentes. Também é isométrica, o que pode ter sido um efeito revolucionário quando foi lançado pela primeira vez no início de 1990, mas hoje em dia é uma pedra no sapato. O grande problema do jogo é que você só pode se mover em quatro direções - sem diagonais -, e por isso pular as plataformas de Landstalker pode se tornar uma tareva desnecessariamente complicada. Você vai ter que ser ao mesmo tempo muito paciente e muito perspicaz para vencer este jogo em 2011.

Vale a pena comprar? SIM.

Final Fantasy III (US)/ VI (JP) (Wii, 800 Wii Points, Super Nintendo)

Talvez nenhum vilão na história dos video games tenha sido tão maluco como Kefka O Bobo da Corte. Ou, pelo menos não tão bem sucedido. Onde a maioria dos vilões em outros jogos ficam apenas falando em destruir o mundo, Kefka o faz realmente sem pensar duas vezes.

Considerado um dos melhores jogos da série pelos jogadores. Pessoalmente para mim Final Fantasy III é o meu favorito, justamente por causa da genialidade de sua narrativa. Esta é uma história que aborda temas complexos como gravidez na adolescência, suicídio e abandono de filhos.

Ah, e o combate é acelerado, é prazeroso explorar cada parte do mundo e a música é grandiosa e impressionante.

Vale a pena comprar? SIM.

Phantasy Star IV (Wii, $ 8, Mega Drive)

O jogo Phantasy Star tinha o monopólio do mercado dos melodramáticos sci-fi RPGs. Phantasy Star foi a resposta da Sega para o Dragon Quest que só tinha como concorrente até então a franquia de Final Fantasy, as diferenças dos JRPGs padrões da época é que foi substituído as espadas e magias por feixes de laser e naves espaciais, e foi essa inovação que fez o jogo ter uma recepção relativamente bem sucedida.

Phantasy Star IV, é a quarta e última aventura da serie no video game Mega Drive, e só posso definir o jogo como sendo magnifico em todos os sentidos da palavra. A história é grandiosa e cativante. Esta é uma raridade para o gênero, e talvez essa seja uma das razões principais do jogo ainda fluir tão bem nos dias de hoje.

Se existe uma falha gritante em Phantasy Star IV em 2011, essa falha é que nenhuma de suas habilidades de nomes estranhos tem uma descrição para nos dizer para que serve - mas tudo bem, sempre podemos contar com o exelente site da GameFAQs.com (hehehehe)

Vale a pena comprar? SIM.

Na próxima semana vou dar uma olhada na biblioteca do Xbox 360. Então donos da Caixa não se preocupem, pois eu não esqueci de vocês.

Veja Também:
Novo patch de Final Fantasy VII Remake alterou a última frase dita no jogo
Análise | Banishers: Ghosts Of New Eden
Doom é oficialmente anunciado para cortador de grama
REYNATIS, novo RPG de ação desenvolvido por antigos membros da Square Enix, é anunciado
Assassin’s Creed Hexe será o título mais sombrio da franquia
Taxi Life: A City Driving Simulator, promissor simulador de táxi, ganha novo trailer