ARM apresenta chip com oito núcleos para 'supersmartphones'

Enviado por mario juniorjp, em

Contudo, os primeiros telefones com o novo processador Mali-T658 devem aparecer no mercado apenas em 2015.

O processador Mali-T658, anunciado pela ARM, pode ser equipado com até oito núcleos, aumentando a performance gráfica em até dez vezes em relação à GPU atualmente oferecida pela empresa.

O desempenho é comparável ao Mali-400 MP, que é utilizado em alguns smartphones da Samsung, incluindo o Galaxy S II e o novo Galaxy Note. O chip também tem poder de processamento quatro vezes maior do que o Mali-T604, que sequer foi lançado e deve aparecer em produtos futuros. Esse ganho permitirá rodar games em alta definição com mais fidelidade e abrir caminho para novas aplicações que exijam mais da máquina, como realidade aumentada, de acordo com a ARM. Além de smarphones, a GPU será usada também em tablets, TVs inteligentes e sistemas automotivos de entretenimento.

Mas não adianta ficar ansioso para colocar as mãos em um aparelho desses em breve. Smatphones com GPU Mali-T604 chegarão no ano que vem, enquanto que produtos com o chip quad-core Mali-T658 darão as caras em 2013. Já aqueles com a versão de até oito núcleos são esperados apenas em 2015, de acordo com um gráfico da ARM que detalha a evolução de seus processadores, que pode ser visto abaixo.

A Samsung, Fujitsu e a LG estão entre as companhias que vão estabelecer parcerias com a ARM para receber os chips em seus produtos, de acordo com a fabricante de semicondutores. O chip é compatível com diversas APIs gráficas e de processamento, incluindo DirectX 11 e DirectCompute da Microsoft, OpenGL ES e OpenCL da Khronos e Renderscript e OpenVG do Google.

Veja Também:
Xbox espera trazer o maior salto tecnológico de uma geração com seu novo hardware
Próximo jogo da Larian deve novamente ser lançado em Acesso Antecipado
Yoshi-P afirma que já está na hora de fazer um novo Final Fantasy Tactics
Dicas para mandar bem no Dragon's Dogma 2
Desempenho de Sea of ​​Thieves no PS5 é essencial para as futuras decisões da Microsoft, afirma Tom Warren
Withering Rooms, novo RPG de terror 2.5D, já está disponível