Top 10 - Os melhores jogos das plataformas que não deram certo(GAMETV)

Enviado por Raziel619, em

Introdução

Para combinar com o tema do Podcast desta semana(consoles que fracassaram), o Top 10 traz os melhores jogos das plataformas que não deram certo. Foi difícil, mas estão todos aí. Divirta-se!

10) Double Dragon (Atari Lynx)

Double Dragon era surpreendente: bons gráficos, boa jogabilidade, personagens grandes. Diversão garantida para quem havia comprado o portátil e não sabia mais o que fazer com ele.

9) Knuckles Chaotix (32-X)

O 32-X teve jogos com gráficos bonitos que até lembravam algo entre as gerações 16 e 32 bits, como Virtua Racing, Metal Head e Star Wars Arcade. Mas aqui, Knuckles Chaotix foi o escolhido não só porque levava a imagem 2D sem sal do Mega Drive ao mundo das milhões de cores: o sistema de jogo era inovador e deixava de lado a ação frenética da série Sonic em favor de fases mais elaboradas e difíceis, com a necessidade de pedir ajuda a outros personagens.

8) Red Alarm (Virtual Boy)

Melhor jogo do Virtual Boy? Tarefa difícil, mas Red Alarm conseguiu essa proeza. O game tinha uma proposta de imersão por ser em terceira pessoa, com liberdade de movimentos pelo cenário. Os gráficos eram vetoriais, sem texturas, mas o poder de processamento do console não permitia realizar nada melhor que isso. Para quem tem um Virtual Boy, Red Alarm merece ser jogado. Mas cuidado: 15 minutos de jogatina são suficientes para cansar os olhos...

7) Final Fantasy IV (WonderSwan Color

O WonderSwan Color teve poucos jogos. Alguns deles, apesar de serem representantes de nomes de peso como Megaman, Beatmania e Tekken, não foram muito bem recebidos. O título de melhor game do console fica para Final Fantasy IV, mesmo sendo um remake do jogo de Super Nintendo. Mas também pudera: além do jogo ser excelente e ter recebido melhorias gráficas para se adaptar melhor à tela pequena, o lançamento causou inveja até nos donos de Game Boy Advance, que só tiveram uma versão três anos mais tarde.

6) Street Fighter II Turbo (3DO)

Sob muitos aspectos, Super Street Fighter II Turbo do 3DO foi a melhor versão - excluindo a do arcade, é claro. Na época em que foi lançado, o jogo mostrou que era possível ter um jogo de videogame com a qualidade de um fliperama em casa. O mais interessante é que existia um pacote que acompanhava um controle com seis botões, talvez um dos melhores que surgiram no mercado. Os movimentos precisos e as combinações se transformaram em realidade. O único porém fica por conta do problema da engenharia técnica do console, no qual só existia uma entrada para controle: para jogar com duas pessoas, era necessário um controladorficar conectado ao outro. Claro que isso virou uma forma de trapacear recorrente entre os proprietários do 3DO.

5) The King of Fighters R-2 (Neo Geo Pocket)

Não se engane com os personagens cabeçudinhos. Esse The King of Fighters era um dos games mais alucinantes do Neo Geo Pocket. Os golpes e combos eram fantásticos e a resposta era superior a qualquer jogo de luta para um portátil da época. Inclusive era possível "tirar uns contras" usando o sistema de link do NGP. Assim o tempo de espera para jogar uma ficha no fliperama passava mais rápido.

4) Sonic CD (Sega-CD)

Sonic CD é um dos melhores jogos do ouriço em todos os tempos. As músicas são espetaculares, e, pela primeira e única vez, nosso herói podia viajar no tempo, encontrando os mesmos cenários no passado e no futuro.

A experiência fica ainda melhor quando a gente se lembra que atualmente pouca coisa se salva em matéria de jogos recentes do Sonic.

3) Iron Soldier 2 (Jaguar CD)

Pilotar robôs gigantes e sair destruindo tudo com uma variedade incrível de armas. Ã mais ou menos essa a premissa de Iron Soldier 2, o único game de Jaguar CD que se salva. Mas se salva bem: o jogo é sim bem divertido e tem status de cult entre os mais fanáticos pelo console da Atari.

2) Fatal Fury 2 Special (PC Engine)

Lançado em 1994, esta versão de Fatal Fury 2 Special só perdia para as versões de arcade e Neo-Geo. No Mega Drive e Super Nintendo o game foi convertido pela Takara, enquanto que no console da NEC o jogo foi desenvolvido totalmente pela Hudson-Soft, parceira da NEC na criação do PC Engine. O bom desmepenho tem explicação: o jogo fazia uso do "arcade card" do console, que aumentava a memória RAM do sistema. Um verdadeiro clássico da pancadaria.

1) Alien vs. Predator (Jaguar)

Acreditem, o Jaguar teve um jogo bom. Aliás, teve uns três ou quatro, mas Rayman e Tempest 2000 tiveram que ficar de fora porque o tiroteio em primeira pessoa de Alien vs. Predator era o melhor disparado.

No game, o jogador assumia o controle do alien, do predador ou do humano pobre soldado humano. Para a época, os gráficos eram muito bons, com cenários detalhados e uma movimentação que dificilmente deixava alguém com raiva. Mesmo com as limitações do péssimo controle do Jaguar, a jogabilidade fazia o possível para ser boa - o game vinha até com "overlays" de papelão, para pelo menos tentar ajudar o usuário na hora de usar o teclado numérico do console.

Quase todos os jogos do Jaguar são ruins. Perto de Alien vs. Predator, eles ficam piores ainda. Então, se você deu o azar de ter comprado um Jaguar, não perca tempo e vá atrás deste game.

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