O Que é Beat 'em Up?

Enviado por Hayashii, em

Olá galera da GameVicio, dias átras iniciei uma série por aqui que tenho em meu blog chamada "Perfil", hoje colocarei um post de uma outra série que eu tenho em meu blog chamada "O que é?". Explicarei o que é o gênero Beat 'em up; os gamers mais hardcores, ou mais experientes talvez já devem ter ouvido falar, ou até já sabem o que é, porém, sei que muita gente não sabe, então confiram:

O que é?

Beat 'em ups (frequentemente chamados de scrolling fighting games, fighting action games, scrolling beat 'em ups ou às vezes brawlers) são jogos eletrônicos onde o combate corpo a corpo contra múltiplos oponentes é o objetivo principal. Os jogos baseados em beat 'em ups com armas de pequeno alcance são frequentemente chamados de hack and slash. Embora armas de fogo possam aparecer, diferente dos jogos de shoot 'em up, o propósito do jogo e o progresso principal do jogo é luta mano a mano contra uma horda de inimigos.

Beat 'em ups são um gênero distinto, separado dos jogos de luta. Há várias características que os distinguem. Beat 'em ups realizam-se sobre um grande nível, com a tela que "rola" como os movimentos de jogador pela etapa. Os jogos de luta competitivos desenvolveram-se para incluir uma maior variedade de ataques que o jogador pode usar, enquanto os beat 'em ups oferecem menos ataques com um esquema de controle mais simples.

Streets of Rage é um game beat 'em up

Neste tipo de jogo de luta, um ou vários jogadores (muitas vezes dois, mas às vezes não menos que seis) cada um escolhem um personagem único e agrupam-se a soco, chute, agarrão e cortam o seu caminho por uma horda de inimigos controlados pelo computador. Assim, diferentemente dos jogos de luta, quando vários jogadores jogam simultaneamente, eles não lutam um contra o outro. Raramente, os

jogadores são capazes de causar dano um a ou outro, mas isto é exceção e não regra. A luta ocorre em uma série de etapas rolam para o lado, alguns com um chefe poderoso no fim. Muitos beat 'em ups são caracterizados por que além do movimento esquerda e direita (e/ou saltar/agachar) os jogadores também podem mover-se verticalmente, dentro e fora da cena.

História

Começo: Os antigos beat 'em ups eram mais simples, distantes dos que vieram depois, os jogos mais refinados da Idade de Ouro, e eram jogos comumente de single player sem movimento de profundidade. Possivelmente o exemplo conhecido mais comum é o Kung-Fu Master da Irem de 1984, mas alguns outros títulos populares são Fist II: The Legend Continues, Knuckle Busters and The Way of the Tiger de 1986, e Altered Beast de 1988.

Um primeiro, possivelmente o primeiro, exemplo de um beat 'em up com o movimento de profundidade é Renegade (conhecido como Nekketsu Kōha Kunio-kun no Japão). Renegade introduziu três características que se tornaram centrais ao gênero: um 3/4 de visão com a habilidade de se mover não somente para esquerda e direita, mas também verticalmente, dentro e fora do campo de visão; o layout de controle de 3 botões; e um chefe único no fim de cada fase. Há duas características que estabelecem mais especificamente o Renegade à parte dos seus seguidores: a falta de multijogador, e fases muito pequenas; em Renegade, cada etapa é estabelecida em uma área cercada, duas telas de largura, ao passo que todos subseqüentes beat 'em ups implicam inimigos combatentes e obstáculos atravessam ao longo do caminho frande que leva ao chefe, no estilo da maior parte dos jogos 2D de rolagem.

Idade de ouro dos beat 'em ups: Começando com o jogo de arcade de 1987 Double Dragon, as fases foram alongadas em caminhos lineares, que o(s) jogador(es) teria(m) de atravessar, combatendo inimigos ao longo do caminho, e que normalmente terminavam com uma luta contra um chefe. Dois marcos principais que utilizaram esta aproximação são Double Dragon e Final Fight; ambos esses jogos criaram privilégios que ainda sobrevivem hoje, enquanto um pouco do rolamento mais popular de jogos de luta do fim do anos 80 a meados dos anos 90 utilizou a mesma aproximação de jogabilidade. Ã essa altura, o rolamento de lado era uma das espécies mais populares de jogos de arcade, mas eles saíram de moda desde então. A Capcom era conhecida por produzir vários jogos de luta de rolamento popular, indo de títulos originais como Captain Commando e a série Final Fight a trabalhos autorizados como Dungeons & Dragons: Shadow over Mystara, The Punisher e Alien vs. Predator.

Os consoles também tiveram alguns beat 'em ups muito populares. Ã parte de conversões dos hits de arcade, em particular os jogos como River City Ransom do NES, e a série Streets of Rage do Mega Drive (que também foi lançado para o Game Gear e Master System) que eram os hits exclusivos desses consoles.

A proliferação dos beat 'em ups até o final dos anos 80 e no início dos anos 90 não pode ser superenfatizada; houve literalmente centenas de diferentes beat 'em ups feitos, e até os jogos de franquias como Bébé's Kids adotaram a fórmula. A sua popularidade não minguou até depois que os jogos versus de luta tornaram-se popular (que aconteceu lentamente, começando em 1991 com o lançamento de Street Fighter II).

Beat 'em ups modernos

Alguns títulos de jogos eletrônicos modernos apresentaram jogos de bônus em uma homenagem à velha escola de beat 'em ups. Bushido Blade, um jogo de luta de armas realista, e Tekken 3, um dos mais prósperos jogos de luta no modo versus, ambos para o PlayStation de características e modos similares aos beat 'em ups. Guilty Gear Isuka, um jogo de luta versus 2D, também tem um Modo de Auxílio semelhante a um beat 'em up de usando os personagens jogáveis. Contudo, os modos de slash Bushido Blade limitam o oponente inimigo a um após outro, ao contrário do típico beat 'em up padrão.

Bushido Blade

Atenção também deve ser prestada ao jogo de 2005 para PS2 e XBox, The Warriors, um jogo eletrônico baseado no filme original do mesmo título. No esconderijo de Warriors há uma máquina de arcade que é acessível pelo jogador. Aproximando-se dela e ativando-a ao jogador é oferecido a possibilidade de participar em um 'minigame' que imita o jogo Double Dragon em ambos os estilos (embora uma versão totalmente 3D), e conteúdos. Ele também oferece a opção de um segundo jogador participar ao mesmo tempo.

Quanto a adições modernas ao gênero, há jogos 3D de beat 'em ups existentes (alguns exemplos são Urban Reign, Die Hard Arcade e Spikeout da Sega, The Bouncer da Squaresoft, Teenage Mutant Ninja Turtles de 2003 da Konami e Viewtiful Joe da Capcom). Eles são pela maior parte tentativas de capitalizar-se nas franquias populares nos consoles dos jogos prévios (com a exceção de Viewtiful Joe e a sua continuação, que tentam revocar os "dias de glória" dos jogos eletrônicos). A inovação principal dos jogos modernos é a introdução do combo, e estilo de jogos de luta para executar vários ataques. Em um sistema de combo, o jogador pode executar certa série de movimentos para impedir o oponente de ser capaz de contra-atacar e possivelmente receber bônus pelos número de golpes consecutivos. Essas extensões de jogabilidade são em parte devido à expansão do montante de botões nas interfaces dos controles modernos, mas também acrescentam profundidade no que historicamente era uma jogabilidade muito simplista (com algumas exceções, como o sistema de luta nos jogos Kunio-Kun).

Contudo, os modernos beat 'em ups tomaram cada vez mais elementos de jogabilidade tradicionais criando uma jogabilidade híbrida com outros gêneros. Esses jogos são caracterizados por uma profundidade acrescentada realizada apresentando a variedade de missões, muito mais tiroteio (e capacidades de luta que envolvem armas como movimentos de desarme), e capacidades "slow-down"/ "modo frenético". Essencialmente, os beat 'em ups 3D foram fundidos com o gênero de tiro em terceira pessoa (TPS). Alguns jogos que tiveram essa unificação foram The Warriors, e Dead to Rights.

Dynasty Warriors 2 é uma "nova escola" de hack and slash que criou um novo estilo que apresenta níveis grandes e abertos, e abandonando a progressão linear do desovado dos beat 'em ups de arcade clássico. Devil May Cry ajudou a popularizar outro estilo hack and slash que incorpora elementos de exploração bem como alguns elementos de aventura muito leves. Um exemplo semelhante, mas muito mais obscuro deste tipo de jogo é Bujingai: The Forsaken City, ele influenciou em outros como Ninja Gaiden, God of War e Heavenly Sword.

Game Design/Características

Há duas variações principais no estilo de jogabilidade beat em'up: golpes e artes marciais acentuadas, ou armas acentuadas. Os golpes enfatizaram o foco dos jogos primariamente nas lutras contra oponentes em combates mano a mano. De vez em quando esses jogos terão armas que o jogador pode encontrar no jogo, ou no chão, ou tomar de oponentes que as detêm (por exemplo, derrubar um oponente que detém um bastão em Double Dragon e Final Fight faz o oponente soltar o bastão). Desde que o foco primário da jogabilidade é o combate mano a mano, é comum neste tipo do jogo que as armas desapareçam relativamente um pouco depois de que o jogador as adquire. Isto tipicamente acontece sempre que um jogador for derrubado, use a arma mais que um número especificado de tempo, ou siga para a próxima fase. O exemplo de jogos com artes marciais acentuadas inclui as séries Streets of Rage, River City Ransom, Final Fight, e a série Double Dragon, embora em River City Ransom, o jogador tenha uma "arma" como atributo, no qual afeta dano maior com certas armas, assim o jogador pode ser encorajado a manter uma arma preferencial contanto que possível.

Double Dragon

Os jogos acentuados por armas normalmente têm uma pletora de armas de artes marciais (como nunchaku e shuriken) bem como outros tipos de armas que já estão à disposição do jogador ou podem ser encontradas com o progresso do jogador ao longo do jogo. Enquanto alguns desses jogos realmente têm movimentos de combate corpo a corpo, como ser capaz de lançar um oponente que esteja em pé e perto, o foco está no combate mano a mano ou combate de arma de alcance. Como o jogador está armado, esses jogos tipicamente têm mais oponentes atacando um jogador de uma só vez do que jogos onde a ênfase está nas artes marciais. Os exemplos de jogos com armas acentuadas incluem a série Teenage Mutant Ninja Turtles, e a série de Golden Axe.

Vários jogos deste gênero compartilham outra característica comum. Muitas vezes, o jogador tem uma escolha de um entre três personagens: um personagem forte mas lento, um personagem fraco mas rápido, e um personagem que é equilibrado entre força e velocidade. O exemplo clássico destes três padrões de personagem é a série Final Fight (Haggar é forte mas lento, Guy é rápido mas fraco, Cody é equilibrado). Já a saúde é quase sempre restaurada novamente comendo comidas, normalmente encontradas em itens quebráveis como latas de lixo, caixas, barris.

Veja Também:
Hogwarts Legacy foi o jogo mais vendido no Canadá em 2023
Franquia Metal Gear vendeu 1.6 milhão de cópias no ano passado
Neil Druckmann pode ter confirmado o desenvolvimento de The Last of Us Part III
Celebridades japonesas foram recomendadas a não mencionar Palworld
Silent Hill 2 Remake | Gameplay divulgado no State of Play supostamente faz parte de uma build antiga do jogo
Documentário sobre o desenvolvimento de The Last of Us Part II já está disponível no YouTube