Duas das 17 câmeras do robô Curiosity registraram imagens em 3D de Marte, vistas das partes frontal e traseira do jipe, que está no planeta vermelho desde segunda-feira. A missão de pelo menos dois anos vai coletar e analisar rochas e materiais do solo em busca de elementos-chave para a vida.
À frente do veículo, aparece uma pequena porção do Monte Sharp, um pico de 5,5 km de altura.
Atrás dele, dá para ver uma das rodas no canto inferior direito. O ponto brilhante é a luz do Sol.
Os controladores da missão, no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da agência espacial americana (Nasa), têm feito testes para verificar o funcionamento de todos os sistemas e das câmeras do robô. Essas duas em 3D se chamam Hazard-Avoidance (“fuga do perigo”, em inglês).
Como o Curiosity faz registros em ultra grande-angular, o resultado é depois “endireitado” pelos técnicos, para corrigir distorções.
O robô é capaz de captar fotos coloridas por meio da câmera Mars Descent Imager (Mardi), que fica no chassi do veículo e registra tudo em uma resolução de 1.600 x 1.200 pixels, com cinco frames por segundo.
Até agora, estão disponíveis apenas imagens em baixa resolução, mas ao longo dos próximos meses devem chegar outras bem definidas.

