Venho atravez dessa matéria mostrar um pouco da historia dessa serie lançada pela Capcom e bastante conhecida entre os fans de RPG. O jogo, apesar de ser numerado, não segue uma ordem cronológica, tendo diferentes histórias em cada título. Apesar disso, um fator comum em toda a série é a presença de dois personagens, considerados os principais, que são Ryu e Nina. Todas as histórias no jogo têm como tema central Ryu. Trata-se de um rapaz que possui poderes de se transformar em dragões poderosos. Geralmente ele tem um papel decisivo em todas as histórias.
“O primeiro suspiro”
Em 1993 era lançado no Japão Breath of Fire para Super Nintendo, sendo o primeiro RPG da Capcom, empresa pela qual era famosa por outras series de sucesso como, Streeth Fight e MegaMan.
Em uma terra distante, a paz foi mantida por milhares de anos por um clã de dragões. Um dia, eles descobriram uma deusa que poderia realizar todos os desejos. Movidos pela ganância o clã se dividio em dois grupos, os dragões da luz e os dragões das trevas, cada um lutando contra o outro para ganhar a magia da deusa. Um membro dos Dragões da Luz, juntamente com sete de seus companheiros, consegue atravez de uma magia poderosa selar a deusa usando seis chaves mágicas, essas chaves foram colocadas em varias esferas e espalhadas pelo mundo. Séculos se passaram, agora os dragões das trevas estão destruindo a terra à procura das chaves. E assim tem inicio a saga de Ryu um jovem que pertence ao clã dos dragões da luz e que tem seu vilarejo destruído e sua irmã, Sara capturada pelos dragões das trevas. Durante sua jornada ele junta forças com mais sete companheiros e assim vão em busca da verdadeira fonte do mal para então destruilo e trazer a paz de volta ao mundo.
O primeiro titulo da serie segue o básico dos jogos de RPG da época. A única coisa diferente eram as batalhas que tinha uma visão semi 3-D. Mesmo assim o jogo agradou e conseguio conquistar a critica cumprindo então seu papel no quesito diverção.
Curiosidades:
# A verção americana foi traduzida pela Square. Isso mesmo a gigante dos RPG levou para América o jogo que depois seria rival de Final Fantasy.
# Existe um Bug no game logo na metade onde o jogador poder ganhar dinheiro infinito.
——————————————————————————–
“A caminhada”
Lançado em 1994 no Japão também para Super Nintendo. Nessa mesma época foi lançados jogos como Chrono Tiger e Final Fantasy 6. Muitos podem achar que Breath of Fire 2 não esta a altura desses games, mas digo que ele tem todo potencial para ser um verdadeiro clássico.
O enredo é sobre Ryu, um garoto que não conhece seus pais e é criado por um pastor na igreja que funciona como orfanato em uma pequena vila, Então, uma noite seu companheiro de quarto “Bow” o convence a escapar e viajar através do mundo a procura de aventura. E lá eles encontram um monstro que entra em batalha com Ryu que facilmente o derrota, Ryu acaba desmaiando. Então a tela escurece. Dez anos depois, quando ambos já são adolescentes, eles estão trabalhando em uma pequena aldeia fazendo bicos para viver, então numa noite “Bow” é procurado por uma pessoa misteriosa que pede que ele roube um tesouro numa casa próxima na vila, Bow aceita mas não avisa a Ryu. Chegando na casa Bow percebe que o tesouro já havia sido roubado, mas já era tarde, pois os guardas o pegaram dentro da casa e o prendem achando que ele era o ladrão. Ã ai então que Ryu sai em busca dos verdadeiros culpados para livrar a barra do seu amigo. E daqui a história vai se desenvolvendo em espiral até que Ryu se encontra lado a lado com seu passado e tendo então que desmascarar uma seita chamada “St. Eva” e destruir uma entidade conhecida como “A Cicatriz”, produto de um conflito ancestral entre um dragão e uma deusa.
Breath of Fire 2 tem tudo que o primeiro tem, só que 10 veses melhor. Tanto os graficos e as musicas estão melhores e mais detalhados, a quantidade de personagens é bem maior e cada um conta com uma habilidade única pra ser usada no mapa mundo, sem contar com o story line que esta de arrasar, pois fala de assuntos bem polêmicos. Destaque para as cenas perto do final onde pessoas eram sacrificadas pela seita em nome da deusa que eles pregavam e ainda por cima cobravam disimo dos fieis, você mesmo podia colaborar durante o jogo (hehehe).
Curiosidades:
# Nessa seqüência e introdusido o mini game da pescaria que ficou marcante na serie.
# Muitos disem que Breath of Fire 3 é continuação direta deste, mas eu não acredito.
——————————————————————————–
“A conquista”
Lançado em 1997 no Japão, para Playstation. Nessa época os jogos de RPG estavam na moda devido ao sucesso de Final Fantasy 7, que mostravam personagens poligonais e cenas em CG. Mesmo com gráficos simples e uma jogabilidade sólida, aliada a vários desafios de tirar os cabelos, Breath of Fire 3 conquistou uma legião de Fans, tanto novatos como jogadores mais hardcore, que o consideram o melhor da serie(concordo),o transformando num verdadeiro clássico dos RPG.
A história é novamente sobre Ryu ainda criança na forma de dragão. Ele é achado por trabalhadores dentro de uma mina, adormecido em uma enorme montanha de gelo.
Ao retiralo ele acaba despertando, assustado ele tenta fugir, mas é logo impedido pelos trabalhadores que o nocauteiam. Ele e colocado num vagão de trem onde é levado para algum lugar, mas o vagão tomba no meio do caminho sem que os trabalhadores percebam. Mais tarde um personagem chamado “Rei” encontra uma criança desmaiada numa floresta sendo atacada por lobos, essa criança na verdade é Ryu. Logo “Rei”o ajuda impedindo que ele seja devorado e o leva para sua casa na floresta, onde também mora seu amigo “Teepo”. Não vou me aprofundar muito, pois a historia é bem longa, e pode tirar um pouco da surpresa de quem ainda não jogou (Tá esperando o que!). No decorrer da aventura Ryu cresce e sai em busca de suas origens, junta-se a ele vários outros personagens cada um tendo suas próprias rasões.
Nesse episodio da serie vemos uma ampliação de todas as coisas que tinha no jogo anterior. Tais como, gráficos melhores, musicas mais elaboradas devido ao jogo agora ser em Cd, Ryu pode se transformar em mais de 50 formas de dragões diferentes, o sistema de pescaria foi muito bem melhorado sendo um dos pontos mais divertidos do game, o background dos personagens estão mais aprofundados, os desafios estão mais complexos, (vide o labirinto no deserto que pra muitos é um dos mais difíceis de decifrar de todos os RPG). Sendo assim, mesmo sem ter graficos poligonais e cenas em CG, muito menos levar o nome “Square” no rotulo Breath of Fire 3 pra mim assim como para muitos ficou na memória como um dos melhores RPG para consoles ate hoje.
Curiosidades:
# No maldito deserto demorei quase 8 meses para achar a saída. E somente consegui porque havia colocado internet em casa onde pesquisei sobre o jogo e achei a solução.
# Um amigo meu ate hoje não consegue terminar o jogo, pois sempre trava em alguma
parte e fica sem saber o que fazer, então ele vem a mim para pedir ajuda, sendo que já fazem 3 anos que isso ocorre.
——————————————————————————–
“A queda”
Lançado em 2000 no Japão, para Playstation. Nessa época os jogos para Playstation, não somente os RPG, já possuíam um nível de maturidade bem maior em ralação aos primeiros títulos. E foi assim também com Breath of Fire 4, com uma apresentão em anime muito bem feita, gráficos com texturas mais coloridas e cenários com fundo renderisado em 3-D. Alem de mudar muita coisa que já existia antes no game, algumas ficaram melhores outras piores.
A trama se passa em um mundo contendo dois continentes, um do leste outro do oeste separado por um oceano de areia. Como manda a tradição da série, os protagonistas da aventura são “Ryu” e “Nina”, mas não são os mesmos de um jogo para outro, pertencendo a eras diferentes. Por anos os dois continentes agiram de forma independente, pois não tinham contato entre si. Entretanto, logo após o contato surgiu uma guerra brutal entre os continentes. Os dois poderes ficaram empatados durante a guerra inteira, mesmo usando toda força e recursos durante a batalha. A guerra continuou por muito tempo até que os dois continentes ficaram sem recursos. A história começa quando o contato entre os dois continentes já era possível através de “barcos” que navegam pela areia que são chamados “Sandflier”. Um ano depois, a princesa “Elina” de Wyndia, subitamente desapareceu perto da cidade de Synesta, e sua irmã, a princesa “Nina”, juntamente com “Cray”, seu guardião, embarcam em uma jornada para encontrá-la. Ã ai que eles encontram Ryu, que novamente esta perdido e sem memória. Nina e Ryu acabam ficando amigos e se juntam com o mesmo objetivo de encontrar a irmã de Nina.
Como podem ver a historia não tem nada de tão peculiar, ai que entra um boa sacada da Capcom, onde você pode durante a historia ter o controle do personagem que é o mestre final da historia. Podendo então ter uma visão de poto de vista de cada um. Bem de uma modo geral pode-se diser que Breath of Fire 4 é um bom jogo, mas possui alguns pontos onde deixou a desejar. O world mapa ficou muito ruim, a dificuldade perece que foi diminuída, acho que devido ao episodio anterior, o mini game da pescaria mesmo sendo um pouco mais elaborada não agradou (ficou mais difícil do que divertido).
Curiosidades:
#Breath of Fire 4 teve uma verção lançada para PC em 2003, que é idêntica ao console.
——————————————————————————–
“A morte”
Lançado em 2002 no Japão, para Playstation 2. Também chamado de Breath of Fire: Dragon Quarter, o jogo agora conta com graficos cell shade e praticamente inova tudo que havia sido feito nas series anteriores, o tornando numa experiência única de jogo.
Na historia temos Ryu, um ranger de baixa patente, que assim como todos os habitantes vive numa cidade subterrânea (como formigas) devido a uma grande catástrofe que ocorreu a muitos anos na superfície. Bem em sua nova missão ele tem como compânia seu amigo “Bosh”, que são mandados para escoltar um carregamento misterioso. Durante a viagem de volta eles são atacados por uma força rebelde denominada “Trinede” que explode o cargo do trem onde todos estão, inclusive a carga. Ryu acorda sosinho em um lugar estranho e explorando o local ele vê um monstro carregando uma garota nas costas, movido por uma fúria que nem mesmo ele sabe o porquê, Ryu é tomado por um poder estranho que lhe dar uma velocidade incrível onde ele consegue cortar o braço da criatura e salvar a garota. A pos uma breve conversa Ryu descobre que a garota se chama “Nina” e resolve ajuda-la a sair daquele local. Mais adiante ele acaba conhecendo a pessoa que havia destruído o trem de carga onde Ryu estava, o nome dela é “Lin”, ela pede a Ryu que deixe a garota ir com ela, mas ambos não entram em acordo. Sem alternativa “Lin” então acompanha os dois ate a saída da fabrica abondonada. A medida que a historia avança, Ryu acaba descobrindo o que realmente “Nina” é de verdade, E ambos ,Ryu,Nina e Lin partem numa guinada onde o único objetivo e chegar a superfície, sendo que para isso terão que passar por muitos desafios.
Como falei anteriormente Breath of Fire 5 é totalmete diferente dos episódios anteriores da serie como também da maioria dos RPG já feitos. Em vez de colocar o personagem em um mundo gigante onde a historia vai se desenrolando gradativamente, Breath of Fire 5 deixa você em um mundo estritamente pequeno, onde os diálogos são breves criando uma sensação dos típicos jogos de survival horror da Capcom. O jogo é bem curto mas conta com uma dificuldade bem grande(O que talvez tenha afastado jogadores iniciantes), ainda temos um tipo de contagem regressiva que pode acelerar caso você uso os pederes de dragão de Ryu, se a contagem chegar em 100% game over. Sendo assim a Capcom fez um sistema chamado “SOL” que consiste em recomeçar o game do inicio com as armas, itens e abilidades que os personagens haviam adquirido. Fazendo isso o jogador também libera mais eventos no story line. O fato é que o jogo não agradou a maioria, e não vendeu bem, o que fez a Capcom encerrar a serie (uma pena… snif).
Curiosidades:
# Nos créditos finais a um tributo a uma pessoa ligada a serie, mas eu não consegui memorizar o nome antes de fazer essa matéria.
——————————————&&&———————————–




















