21 Jogos de Puzzle para PlayStation 3 que você não pode deixar de conferir!

Procurando Jogos de Puzzle? Preparamos uma lista com 21 ótimos Jogos de Puzzle para PlayStation 3 que você não pode deixar de conferir!

Jogos de Puzzle são focados em você usar sua cabeça para conseguir ir avançando pelas fases, existem diversos títulos que são focados nesse gênero e sem contar que vários outros jogos, mesmo não focados em Puzzles, contam com essa opção em algum momento. Podemos usar a franquia Resident Evil da Capcom, que sempre acompanha um Puzzle para os jogadores resolverem.

21 Jogos de Puzzle para PlayStation 3 que você não pode deixar de conferir!
A-Men
A-Men é um game de Aventura e Indie, faz parte da série A-Men pelo estúdio , foi lançado em 22 de Fevereiro de 2012, estando disponível para PlayStation Vita, PlayStation 3, Computador
Sinopse

A-Men é um jogo de plataforma ao estilo old school. O título é simplesmente para os jogadores que gostam de passar várias horas para efetivar da melhor maneira possível os níveis propostos pelo jogo sendo uma excelente opção que mostra algo mais do que apenas habilidades gráficas. A Equipe Bloober resistiu às tendências e modismos temporários, e aposta no entretenimento inteligente e absorvente para jogadores de verdade.

Deadfall Adventures
Deadfall Adventures é um game de Aventura e Puzzle, pelo estúdio , foi lançado em 15 de Novembro de 2013, estando disponível para Linux, Computador, Xbox 360, PlayStation 3
Sinopse

O ano é 1938. James Lee Quatermain é um homem de muitos talentos, um aventureiro de profissão, assim como seu lendário bisavô Allan Quatermain.

James se junta a Jennifer Goodwin, um agente dos EUA e ex-colega seu, para recuperar um artefato antigo - O Coração de Atlantis. Assim começa uma caçada em todo o mundo - desde os desertos tempestuosos do Egito para as profundezas geladas do Ártico, além das selvas fumegantes de Guatemala. Os dois se esforçam para estarem um passo à frente dos nazistas e dos russos, afim de obter o Coração de Atlantis.

Na profundeza dos antigos templos egípcios, antigos guardiões acordam de seu sono eterno, James logo descobre que as histórias de seu bisavô não são tão falsas como ele sempre acreditava. Pois todas as coisas vivem para sempre, embora às vezes elas durmam e são esquecidas...

Half-Life 2: Episode Two
Half-Life 2: Episode Two é um game de Puzzle e Tiro, pelos estúdios e , foi lançado em 9 de Outubro de 2007, estando disponível para Xbox 360, Computador, PlayStation 3, Macintosh, Linux Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 6h 38min jogando normal, 3h 0min se você for direto nas missões principais rushando, 8h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

De volta às arriscadas investidas de Gordon e Alyx para salvar o mundo, o jogo começa aonde o Episode One encerrou, em um trem em direção a White Forest, aonde se localiza a base da resistência humana.

Após a explosão do reator do portal dos Combine, o planeta enfrenta a devastação de tempestades de portais e a City 17 está destruída e inabitável. O jogo também dá a introdução de um novo tipo de inimigo, o Hunter (Caçador) que tem o tamanho de um humanóide. É quando então um deles fere Alyx gravemente.

Cabe então a Gordon com a ajuda de vortigaunts aliados para salvar Alyx da morte, dando o desafio de escapar de uma colônia inteira de formigas-leão (predador de espécie alienígena), os Antlions, vistos no primeiro jogo (só que mostrando duas novas formas da espécie, uma que ataca atirando esporos tóxicos, as Antlion Worker; e os "suculentos" vermes) para conseguir um artefato que poderia salvá-la.

Vessel
Vessel é um game de Indie e Plataforma, pelo estúdio , foi lançado em 1 de Março de 2012, estando disponível para Computador, Linux, PlayStation 3, PlayStation Network Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 11h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

O futuro chegou.

O liquido autônomo Fluro criado por M. Arkwright transformou a civilização. As máquina que utilizam esse liquido ganham vida e estão causando um caos, agora Arkwright tem de acabar com essas máquinas mortiferas.

Machinarium
Machinarium é um game de Aventura e Indie, pelo estúdio , foi lançado em 16 de Outubro de 2009, estando disponível para Macintosh, Linux, Computador, Mobile, iOS, PlayStation 3, PlayStation Network, PlayStation 4, Nintendo Switch Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 4h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Machinarium é premiado jogo independente de enigma/aventura desenvolvido pelos criadores dos populares jogos de web Smorost e Samorost2.

Um pequeno robô que foi expulso para a sucata por trás da cidade deve voltar e enfrentar o Black Cap Brotherhood e salvar o sua Robot-Girl.

Dream Chronicles
Dream Chronicles é um game de Aventura e Puzzle, , foi lançado em 9 de Abril de 2010, estando disponível para Nintendo DS, PlayStation 3
Sinopse

"A barreira entre a realidade e os sonhos foi desmoronada neste jogo cheio de mistérios a serem desvendados."

E se um dia você dormisse e seu sonho virasse o plano real? Tudo parecesse normal, mas de repente ilusões tomassem conta da sua vida? É isto que Faye enfrenta em Dream Chronicles, um jogo em português dotado de um enredo cinematográfico, em que a barreira entre a realidade e a imaginação foi desmoronada.

Lilith, a Rainha das Fadas dos Sonhos, é a responsável por este feitiço e também seqüestrou o amor da vida de Faye, seu marido Fidget. Sua missão, portanto, é desvendar as peças deste quebra-cabeça até reencontrá-lo.

Dream Chronicles é um point-and-click; ou seja, gênero em que é preciso desvendar segredos através de pistas, ligando os pontos e prestando muita atenção no cenário, observando-o detalhadamente.

Ao fim do jogo, você receberá uma pontuação de acordo com o seu desempenho. Para conseguir um bom placar, você precisa estar alerta a todo instante, pois cada cenário traz peças separadas de jóias - extremamente discretas e emitem um brilho particular de vez em quando.

Dentro do diário, há uma parte reservada para estas riquezas, informando-lhe quantas peças de cada uma existente você já possui em seu inventário.

Seja curioso

Aí está o segredo para obter êxito durante sua jornada. Há vários detalhes escondidos ao redor, esperando serem clicados para lhe dar alguma informação preciosa. Em certas ocasiões, você terá que pensar lógicamente para resolver uma determinada situação (como no caso da chave estar suja demais para abrir a porta, então é preciso unir os objetos para conseguir pegar água do poço inativo).

LIMBO
LIMBO é um game de Aventura e Indie, pelos estúdios e , foi lançado em 21 de Julho de 2010, estando disponível para Xbox 360, PlayStation 3, Computador, Macintosh, PlayStation Vita, iOS, Linux, Xbox One, Android, PlayStation 4, Nintendo Switch Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 3h 27min jogando normal, 2h 0min se você for direto nas missões principais rushando, 7h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Com um lindo trailer publicado em 2006 e vários prêmios em concursos de jogos independentes conquistados em seguida, Limbo é um dos poucos jogos da Live Arcade que vieram precedidos de certo "hype". O mérito sempre foi do visual original e artisticamente ambicioso, e agora com o jogo lançado este aspecto continua sendo o que irá vender Limbo e atiçar a curiosidade do público. Há um excelente jogo de aventura e resolução de puzzles por trás, mas é difícil não se levar totalmente pelas aparências desta vez.

Lost: Via Domus
Lost: Via Domus é um game de Aventura e Puzzle, pelo estúdio , foi lançado em 26 de Fevereiro de 2008, estando disponível para PlayStation 3, Computador, Xbox 360 Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 6h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

Na pele de um dos sobreviventes do Vôo 815, descubra ao lado de Jack, Sawyer e outros personagens os mistérios da ilha de Lost.

O game de ação em terceira pessoa conta histórias que não foram apresentadas na TV. O jogador será um dos sobreviventes do fatídico vôo. O objetivo é confrontar o passado negro de cada um, buscar a redenção e descobrir um jeito de ir para casa. Mas não antes de se defrontar com um monstro assustador.

O game é de exploração e leva o jogador a pontos conhecidos da ilha, cada qual com seu mistério. Novos enigmas prometem completar o do seriado. Como mostram as imagens, o clima dos cenários lembra "Uncharted: Drakes Fortune" (PS3), devido às florestas exuberantes, mas espere mais suspense do que ação.

Jack, o médico que é um dos principais líderes dos sobreviventes, além de Sawyer e Locke são uns dos personagens jogáveis.

Saw II: Flesh & Blood
Saw II: Flesh & Blood é um game de Aventura e Puzzle, faz parte da série SAW pelo estúdio , foi lançado em 19 de Outubro de 2010, estando disponível para PlayStation 3, Xbox 360
Sinopse

SAW II traz de volta as horríveis armadilhas de Jigsaw; os jogadores devem encontrar maneiras de sobreviver a elas.

Puzzle Quest: Galactrix
Puzzle Quest: Galactrix é um game de Puzzle e Role-playing (RPG), pelo estúdio , foi lançado em 24 de Fevereiro de 2009, estando disponível para Xbox Live Arcade, PlayStation Network, Computador, Nintendo DS, PlayStation 3
Sinopse

Puzzle Quest: Galactrix é um game de puzzle situado em um futuro distante, com uma história rica e detalhada.

Na trama, o jogador assume o papel de um novato piloto interestelar que está encarregado de ajudar a combater uma das quatro mega-corporações que dominam a galáxia, sendo uma delas a responsável por conduzir experimentos desconhecidos que podem colocar a espécie humana em extinção.

Utilizando recursos parecidos com o de jogos já conhecidos - como Bejeweled e Hexic -, o game oferece quebra-cabeças formados por objetos hexagonais, que devem ser combinados em cores similares para adquirir pontos.

Sorcery
Sorcery é um game de Aventura e Puzzle, pelo estúdio , foi lançado em 22 de Maio de 2012, estando disponível para PlayStation 3
Sinopse

Sorcery traz um mundo da magia e bruxaria, a A Rainha do Pesadelo quebrou o pacto com a humanidade e ameaça cobrir a terra com a noite eterna. Como um jovem aprendiz à feiticeiro, cabe ao jogador dominar as artes arcanas e lutar contra as criaturas deste reino mágico. A feitiçaria é colocada nas mãos dos jogadores para enfrentarem o mundo obscuro do Reino das Fadas. Em sua jornada, os jogadores vão encontrar uma multidão de inimigos, terão de resolver puzzles engenhosos e aprender feitiços poderosos. Com mais de oito feitiços que podem ser usadas em várias combinações com inúmeros itens Sorcery mergulha os jogadores em uma aventura de fantasia única, nunca antes vista.

Trine
Trine é um game de Aventura e Indie, pelo estúdio , foi lançado em 3 de Julho de 2009, estando disponível para Computador, PlayStation 3, Macintosh, Linux, PlayStation 4, Wii U Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 7h 50min jogando normal, 4h 0min se você for direto nas missões principais rushando, 10h 0min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

O atual sucesso de jogos mais simples - "old school" mesmo - é um campo perfeito para que a pequena desenvolvedora finlandesa Frozenbyte, conhecida pelo seu Shadogrounds, traga a luz uma aventura em plataforma que parece saída diretamente de um conto de fadas. Trine traz ambientes profusamente coloridos, diversos puzzles e uma enorme "biodiversidade" que vai de cogumelos (certamente diferentes dos que você conhece) a esqueletos.

Em um ambiente essencialmente dinâmico, parte graças à utilização da PhysX, a idéia é confrontar vários desafios utilizando auxílio mágico. Você poderá "invocar" uma caixa para ajudar a alcançar um local mais elevado, ou ainda uma rampa para um fim semelhante. Os desenvolvedores garantem que os desafios podem ter várias soluções possíveis.

Mas a magia em Trine não é apenas um utilitário. Todo o ambiente rescende um conceito totalmente surrealista, compondo cenários com plantas ornamentais, cogumelos, engrenagens e criaturas oníricas. Além de resolver puzzles de diversas maneiras, existem ainda níveis de dificuldade para a faceta mais "beat'm up" de Trine. Assim sendo, caso você queira uma verdadeira avalanche de seres encantados, basta aumentar a dificuldade.

The Swapper
The Swapper é um game de Aventura e Indie, pelo estúdio , foi lançado em 30 de Maio de 2013, estando disponível para Linux, Computador, Macintosh, PlayStation Network, PlayStation 3, PlayStation Vita, PlayStation 4, Wii U, Xbox One Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 11h 0min jogando normal, 4h 30min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

The Swapper é um indie meio Limbo, meio The Cave, com fortes pitadas de ficção-científica e uma cobertura de suspense.

A combinação de exploração com puzzle resulta em uma mecânica onde você deve clonar a si mesmo várias vezes para conseguir passar obstáculos e avançar.

A ambientação sombria de sci-fi dá um clima de terror que é sempre bem vindo nesse gênero.

Quantum Conundrum
Quantum Conundrum é um game de Aventura e Plataforma, pelo estúdio , foi lançado em 21 de Junho de 2012, estando disponível para Computador, PlayStation Network, PlayStation 3, Xbox Live Arcade Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 6h 0min jogando normal.
Sinopse

Quando você, um menino, visita seu tio, você nota que algo está errado. Primeiro, ele não está lá para cumprimentá-lo. Segundo, uma explosão aconteceu logo que você chegou. E em terceiro, a casa parece estar ainda mais estranha do que você lembrava.

Pac-Man: Championship Edition DX
Pac-Man: Championship Edition DX é um game de Aventura e Arcade, faz parte da série Pac-Man: Championship Edition pelo estúdio , foi lançado em 17 de Novembro de 2010, estando disponível para Xbox Live Arcade, PlayStation 3, PlayStation Network, iOS
Sinopse

PAC-MAN Championship Edition DX continua a tradição da clássica franquia produzida pela NAMCO BANDAI's. O jogo possui os 6 percursos do jogo original, novas características e mais de 100 variados labirintos para navegar. Diversos modos de jogo também estão disponíveis para teste do jogador. No modo tempo de ataque, os jogadores irão terminar a fase o mais rápido possível. Complete uma série de objetivos no modo missão ou compita para devorar o maior número de fantasmas no modo fantasma.

Zuma Deluxe
Zuma Deluxe é um game de Arcade e Puzzle, pelo estúdio , foi lançado em 31 de Dezembro de 2005, estando disponível para Mobile, Xbox, Computador, PlayStation 3, Xbox One, Xbox 360
Sinopse

A primeira vista, parece um jogo como muitos outros, nos quais o objetivo principal é reunir uma série de bolas coloridas para faze-las desaparecer da tela. Os grandes diferenciais são os gráficos tridimensionais muitíssimo bem elaborados, efeitos sonoros tribais de cair o queixo e o perigoso risco de viciar.

Aqui você controla um sapo em um ambiente similar a um labirinto, onde desliza uma fila de bolas coloridas. É necessário agrupar pelo menos três da mesma côr para que desapareçam. Mas se você não for rápido o bastante e as bolas atingirem o crânio de ouro, game over para o simpático anfíbio.

Para facilitar um pouco as coisas, algumas das bolas da fila possuem características especiais: umas explodem todas as demais, outras diminuem a velocidade da fila, outras fazem a fila andar para trás.

Anna
Anna é um game de Aventura e Puzzle, pelo estúdio , foi lançado em 16 de Julho de 2012, estando disponível para PlayStation 3, Macintosh, Linux, Computador, Xbox 360
Sinopse

Anna é um jogo aventura/terror em primeira pessoa que explora as profundezas mais obscuras da mente humana. O cenário do jogo é uma serraria abandonada situada no alto das montanhas, Anna desafia você a descobrir pistas horríveis e usá-las para resolver quebra-cabeças relacionados com passado obscuro de seu personagem. Ao longo do jogo, Anna vai mudar de local e revelar novos segredos. As suas escolhas não só vão determinar a saúde mental de seu personagem principal, mas também levar a um dos três finais possíveis.

Trine 2
Trine 2 é um game de Aventura e Indie, pelo estúdio , foi lançado em 7 de Dezembro de 2011, estando disponível para Macintosh, Computador, PlayStation 3, Xbox Live Arcade, Linux, Wii U, PlayStation 4, Android Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 7h 30min jogando normal, 4h 0min se você for direto nas missões principais rushando, 17h 20min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

No segundo título da franquia, você assume o papel dos três heróis que envoltos por um novo mistério e com o auxílio da Trine, partem em sua jornada por um reino soberbo. Com uma atenção minuciosa aos detalhes, o jogo da desenvolvedora Fronzenbyte, traz gráficos exuberantes, neste game de plataforma cheio de passatempos e quebra-cabeças. O Trine 2 também conta com multijogador online com até três jogadores que também pode ser aproveitado em partida local.

Back to Bed
Back to Bed é um game de Indie e Puzzle, , desenvolvido na engine Unity pelos estúdios e , foi lançado em 6 de Agosto de 2014, estando disponível para Linux, Macintosh, Computador, Android, iOS, Ouya, Windows Phone, PlayStation 4, PlayStation Network, PlayStation Vita, PlayStation 3, Wii U, Nintendo Switch
Sinopse

Bob, o sonâmbulo, tem o hábito de sempre adormecer em locais perigosos.

Felizmente para Bob, seu protetor subconsciente, Subob, está sempre pronto para salvá-lo. Agora, o desafio para Subob é orientar Bob para a segurança, através de telhados, evitando quedas e criaturas perigosas em torno dos pesadelos de Bob

Lara Croft and The Guardian of Light
Lara Croft and The Guardian of Light é um game de Aventura e Plataforma, pelo estúdio , foi lançado em 18 de Agosto de 2010, estando disponível para Xbox Live Arcade, PlayStation Network, Computador, PlayStation 3
Sinopse

Lara Croft and the Guardian of Light é um jogo de aventura que, ao contrário de games anteriores contendo a famosa protagonista, não leva o nome Tomb Raider. Isso porque o escopo do jogo é um pouco menos ousado do que o normal para a franquia - o que não significa que a qualidade seja menor. O estilo também é incomum, com uma visão isométrica que permite ao jogador enxergar todo o cenário em volta dos personagens.

O game é focado na ação cooperativa entre os dois protagonistas: a já famosa Lara Croft e um maia chamado Totec. As habilidades de cada um são distintas, e a interação entre elas é um elemento crucial para a resolução dos inúmeros desafios propostos através da aventura. Um bom exemplo é o arremesso de lanças na parede por parte de Totec para criar uma escada improvisada para Lara Croft.

A experiência em si lembrará bastante os primórdios da série Tomb Raider, já que existirão muitas tumbas a serem exploradas, mortos-vivos e bichos exóticos a serem derrotados e vários elementos de plataforma para desafiar as habilidades do jogador.

Shadow of the Colossus
Shadow of the Colossus é um game de Aventura e Plataforma, pelo estúdio , foi lançado em 18 de Outubro de 2005, estando disponível para PlayStation 2, PlayStation 3, PlayStation Network Ele pode ser zerado com um tempo médio de: 9h 8min jogando normal, 7h 0min se você for direto nas missões principais rushando, 19h 30min se você jogar de forma completa cumprindo tudo o que for possível.
Sinopse

A história de Shadow of the Colossus começa com Wander entrando na Região Proibida, atravessando a extensa ponte na entrada com a sua égua, Agro. De acordo com o Lorde Emon mais tarde no jogo, antes de ele entrar na terra proibida, Wander roubou uma espada mágica provavelmente do próprio Emon, que é a única arma capaz de matar os colossos na Região Proibida.

Veja outra listas interessantes: